X

Receitas, Dicas e Comportamento

ALIMENTOS COM DENSIDADE NUTRICIONAL

29 de janeiro de 2015

Para começar este assunto é só comparar: 1 copo de leite desnatado (250ml) e 1 copo de guaraná comum (250ml) tem praticamente o mesmo número de calorias. Mas vamos perceber que o leite é muito rico em nutrientes, Já o guaraná é rico em açúcar, mas não contém vitaminas e minerais. Assim podemos dizer que um alimento tem densidade nutricional quando a quantidade de nutrientes é grande em relação ao seu teor calórico.

Os vegetais e frutas também são bons exemplos. Em uma pesquisa realizada pelo Dr. Paul Lachance, em 1997, na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, a kiwi foi a fruta que apresentou mais densidade nutricional em relação à outras 27 frutas, se sobressaindo ao papaia, à manga e à laranja. Já o brócolis tem baixo teor de gorduras, têm boa quantidade de proteínas, cálcio, ferro, fibras, vitaminas, ácido fólico, entre outros, com baixo valor calórico, cerca de 28 calorias cada 100g.

Por isso é tão importante, o consumo de frutas e hortaliças no dia a dia em detrimento de alimentos ricos em gorduras e açúcar. Também a Associação Americana do Coração aconselha este consumo, não só nas refeições como também nos intervalos das mesmas.

 

Pela orientação da Pirâmide Alimentar Americana devemos consumir de 3 a 5 porções do Grupo de Vegetais e 2 a 4 porções de Frutas por dia. Em 1999, com a criação da Pirâmide Alimentar Adaptada para os brasileiros em um trabalho realizado por Phillipi et al algumas modificações foram feitas e estas porções aumentaram. O consumo do grupo de Vegetais passou para 4 a 5 porções e das frutas, de 3 a 5 porções.

 

E você não precisa ficar longe das delícias que você gosta. Que tal um pastel apetitoso com a massa feita com mandioquinha e cenoura e com laticínios light para você manter a linha? Aproveite!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Pasteis-nutritivos-POSTADO-X.jpg

Foto: Lang

PASTÉIS NUTRITIVOS
Rendimento:20 unidades 

 

Ingredientes
1 mandioquinha cozida
1 cenoura cozida
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 clara
cerca de meia xícara (chá) de farinha de trigo
Recheio
200 g de ricota
1 colher (sopa) de requeijão light
1 colher (sopa) de salsa picada
Para pincelar
1 clara
2 colheres (sopa) de queijo parmesão

 

Preparo
Para a massa, cozinhe a mandioquinha e a cenoura e passe pelo processador com a clara. Coloque em uma panela com a manteiga e quando começar a ferver, despeje a farinha de trigo. Mexa bem e retire. Espere esfriar. Misture os ingredientes do recheio. Abra a massa na mão e recheie com a pasta de ricota. Feche no formato de um pastel. Coloque em uma assadeira e pincele com a clara. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno médio (200°C), por cerca de 20 minutos.