X

Receitas, Dicas e Comportamento

BAKED ALASKA COM FRUTAS

6 de dezembro de 2016

Baked Alaska - Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O Baked Alaska foi uma sobremesa criada em homenagem ao recém-conquistado território do Alaska e foi servido em 1876, em Nova Iorque, pela primeira vez no restaurante Delmonico’s. Consiste de sorvete sobre uma camada de pão de ló e coberto com suspiro feito com claras em neve e açúcar e levado ao forno quente apenas para dourar o suspiro. Ele deve ficar no congelador até a hora de ir para o forno. A camada de bolo e o suspiro neutralizam o efeito do calor e não deixam o sorvete derreter.

Aí resolvi modificar um pouco esta receita para deixá-la mais light e nutritiva. Substitui a massa de bolo por abacaxi e deixei o sorvete mais nutritivo com a adição de frutas. Se não quiser ter trabalho adicione polpa de frutas a um sorvete pronto e leve de volta para o freezer.

Está achando difícil? Que nada, faça pois é uma delícia. E diabéticos, não fiquem tristes, deixo a versão com adoçante.

Baked Alaska - Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BAKED ALASCA DE FRUTAS
Rendimento: 6 porções com 160 calorias a porção

Ingredientes
6 fatias médias de abacaxi
6 bolas de sorvete de creme
2 xícaras (chá) de manga picada
4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
canela em pó para polvilhar

Preparo
Prepare o sorvete. Misture o sorvete com a polpa de manga e volte ao freezer para solidificar. Coloque as fatias de abacaxi sobre uma assadeira forrada com papel alumínio e coloque a bola de sorvete de manga sobre cada rodela. Bata as claras em neve com o açúcar até ficar firme. Cubra o sorvete com o suspiro. Salpique a canela e leve ao forno bem quente (250ºC), por cerca de 5 minutos até dourar. Retire da assadeira e sirva logo.

Obs: não retire o miolo do abacaxi para que o sorvete não derreta.

Diabéticos:  substitua o sorvete de creme por sua versão diet e o açúcar do suspiro por 2 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário. Fica com 110 calorias a porção.