X

Receitas, Dicas e Comportamento

BOLO DE FUBÁ: SEM GLÚTEN E LACTOSE

22 de junho de 2016

Época de festas juninas e um bolinho de fubá é tudo de bom para acompanhar um chá ou café da tarde. O fubá é o pó obtido do milho cru, debulhado e seco. Quando o milho é moído, o fubá propriamente dito ganha uma espessura média e é chamado de fubá mimoso quando ele é moído bem fino.

O fubá é rico em nutrientes e quase não contém gorduras. Esta receita também é sem glúten, e isto é ótimo para alegrar as pessoas que não podem consumir alimentos com ele.

Este bolo também é sem lactose pois foi feito com leite de arroz. Mas se quiser pode ser substituído por leite se não tiver problemas com a lactose.

Se você for diabético(a), veja a substituição do açúcar pelo adoçante no final da receita.

Vamos preparar?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Bolo-de-fuba.jpg

Foto: Lang

BOLO DE FUBÁ
Rendimento: 12 porções 

 

Ingredientes
1 xícara (chá) de fubá mimoso
1 e 1/2 xícara (chá) de água
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
¼ xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite de arroz
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 colher (sopa) de fermento em pó
Canela em pó para polvilhar

 

Preparo
Misture o fubá e a água e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e reserve. Bata as gemas, o adoçante e o óleo. Adicione o leite e a farinha de arroz. Bata até a mistura ficar homogênea. Acrescente o fermento em pó e as claras batidas em neve e misture suavemente.Coloque a massa em uma forma redonda média untada e polvilhada com fubá. Leve ao forno médio (200◦C), pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos. Desenforme, polvilhe a canela e sirva.

Diabéticos: substitua o açúcar por 1/2  xícara (chá) de adoçante Xilitol ou Stevia  culinário.