X

Receitas, Dicas e Comportamento

CARNAVAL: EMPADINHA DE CENOURA E QUEIJO

13 de fevereiro de 2015

Empadinha de cenoura e queijo. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Se no carnaval você vai encontrar com os amigos é importante saber se alguns petiscos não vão detonar a balança.

A pipoca é rica em fibras e tem poucas calorias se considerada sozinha. O problema é que a maioria adiciona manteiga ou durante o processo de aquecimento adiciona muito óleo, aumentando o teor de gorduras e calorias.

Hoje, no mercado, encontramos muitas variedades e que já vem com sabores, prontas para serem preparadas no microondas. Será que a versão light tem poucas gorduras?

Apesar de serem mais reduzidas, se você preparar em casa com 2 colheres (sopa) rasas de milho para pipoca (20g) e 1 colher (chá) rasa (2g) de óleo de milho, vai reduzir ainda mais. Uma xícara pronta terá cerca de 100 calorias.

E se você gosta de amendoim e não come pois você acha muito calórico e escolheu a soja torrada, saiba que os dois têm boa quantidade de gorduras, apesar de mais benéficas para a sua saúde. Mesmo assim, a soja salgada tem 100 e o amendoim 162 calorias para cada 25g.

E a batatinha frita, de pacote, quem resiste? Você já viu que tem a versão light? A primeira tem em média 135 e a segunda 121 calorias para cada 25g. Deu para você perceber que o teor de gorduras da light é um pouco menor, mas ainda contém muita gordura. Portanto, vá com calma.

Enfim, se de repente você quiser entrar na cozinha para fazer um petico mais light e nutritivo, teste estas empadinhas. Fica uma delícia!

Empadinha de cenoura e queijo. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

EMPADINHAS DE CENOURA E QUEIJO
Rendimento: 20 unidades com 110 calorias cada

Ingredientes

Massa
1 cenoura pequena com casca ralada
100 g de margarina cremosa sem sal
1 colher (chá) de sal
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
Cobertura
3 ovos
200 g de queijo mussarela light
1 pote de iogurte
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de ervas frescas (pode misturar salsa, manjericão, alecrim ou mesmo a rama das cenouras)

Preparo
Misture a cenoura, a margarina e o sal. Vá adicionando a farinha de trigo até ficar uma massa firme, adicionando água se necessário. Forre o fundo e os lados de forminhas de empada médias, untadas, com a massa e reserve.
Bata no liquidificador os ovos, a mussarela, o iogurte, o sal e as ervas. Preencha as forminhas. Leve ao forno médio (180ºC) até ficar firme e dourada. Sirva logo.