X

Receitas, Dicas e Comportamento

COGUMELOS SHITAKE E SEUS BENEFÍCIOS

10 de julho de 2014

Espetinho de shitake. Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Cada vez mais os cogumelos fazem parte do nosso dia a dia e entre eles o shitake ganha destaque em refogados, massas e saladas.

Ele é o segundo cogumelo mais consumido no mundo e o mais popular no Japão. Já era utilizado como tônico e estimulante há centenas de anos para aumentar a vitalidade e melhorar a circulação.

Alguns estudos mostram que uma substância extraída deste cogumelo chamada lentinan, pode ajudar no combate ao colesterol e hipertensão.

O seu nome, de origem japonesa quer dizer “cogumelo (take) do carvalho”(shii). Fornece alta quantidade de proteínas, contendo os 9 aminoácidos essenciais, além de potássio, niacina, Vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. Além do cálcio, contém boa quantidade de Vitamina D, que ajuda a manter os níveis de cálcio em ordem, prevenindo contra a Osteoporose.

O shitake também é rico em germânio, um mineral traço que tem um papel importante como estimulante do sistema imunológico.

Você vai encontrar o shitake fresco ou seco. As propriedades do seco são maiores pois estão concentradas, mas em compensação, você utiliza menos quantidade pois eles devem ser reidratados, antes de usar. Você pode utiliza-lo da mesma maneira que os cogumelos frescos: refogados, cozidos, assados e mesmo crus.

Como é muito light, com cerca de 25 calorias por cada 100g dele fresco é ideal para introduzir em dietas de controle de peso.

Olha que ideia legal, combinado com o tomate, outro alimento poderoso.

Espetinho de shitake. Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

ESPETINHOS DE SHITAKE E TOMATE
Rendimento: 6 espetos com 50 calorias cada

Ingredientes
200 g de shitake fresco
24 tomatinhos cerejas
Marinada
1 colher (chá) de gengibre fresco picado
1 colher (chá) de salsa picada
1 colher (sopa) de molho de soja
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/4 xícara (chá) de vinho branco
1 pitada de curry em pó

Preparo
Coloque os ingredientes da marinada em um recipiente. Coloque os cogumelos e os tomatinhos na marinada e deixe na geladeira por cerca de 30 minutos para tomar gosto. Alterne os cogumelos com os tomatinhos em 6 espetinhos de madeira. Aqueça uma grelha antiaderente e grelhe os espetos até que os cogumelos estejam macios. Sirva em seguida.

Dicas para acompanhar:

– 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 cenoura pequena ralada
– 1 batata média cozida + salada verde
– 1 xícara (chá) de macarrão refogado em 1 colher (sopa) de azeite com ervas frescas a gosto, salada de agrião.