X

Receitas, Dicas e Comportamento

USAPEARS E A ATIVIDADE FÍSICA

17 de dezembro de 2016

Cestinhas Crocantes. Receita: Cinthya Maggi Créditos da imagem: Marcelo Ribeiro

Este post é uma parte do folheto que fizemos para divulgar as Usapears, peras que chegam lá da América e das quais já falei bastante no meu blog. Depois deixo um receita que pode ajudar a deixar as suas festas de fim de ano mais saborosas e glamorosas. Bom proveito!

“Sua saúde depende em grande parte do estilo de vida que você tem, que pode acelerar ou impedir que algumas doenças possam ocorrer. Os fatores de risco representam condições que são danosas para a saúde, como o sedentarismo e a alimentação inadequada.

Para se ter uma condição física satisfatória você deve realizar exercícios ou praticar um esporte de forma constante podendo melhorar a condição cardiovascular, a força e a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal. A atividade física também inclui as atividades cotidianas como caminhar, fazer limpeza da casa, lavar o carro, subir escadas, entre outras. O exercício demanda maior energia, assim como também aumentam as necessidades de nutrientes.

Existem vários níveis de atividade física que você pode fazer para melhorar a sua condição física, de acordo com suas necessidades.
1 – exercício de baixa intensidade -30 minutos diários
2 – Exercícios aeróbicos – 3 a 6 dias por semana – 20 a 60 minutos
3 – Exercícios de flexibilidade – 3 a 7 dias por semana – 5 a 10 minutos
4 – Exercícios de resistência – 2 a 3 dias por semana – 15 a 30 minutos
5 – Diminuir a inatividade física – diário: evitar atividades sedentárias

As peras são deliciosas e nutritivas já que fornecem altos níveis de nutrientes por caloria. São muito recomendadas, em especial ao realizar exercícios, pelo seu conteúdo de carboidratos e fibras, vitaminas e minerais.

Cada vez que você se move ou faz um exercício você necessita de energia, que varia dependendo da intensidade e do tempo de exercício realizado. Para um cálculo dos requerimentos de energia é necessário consultar um nutricionista já que estas necessidades são diferentes para cada individuo.

Dicas:
– consuma porções moderadas de alimentos
– mantenha uma alimentação completa e variada
– selecione uma dieta moderada em gorduras totais, baixa em gorduras saturadas, gorduras trans. e colesterol
– Escolha uma alimentação que inclua muitas frutas e verduras, grãos e cereais integrais e leguminosas
– Inclua bebidas com pouca quantidade de açúcares refinados
– Beba líquidos com frequência e se for realizar exercícios por muito tempo, hidrate-se bem, bebendo até 400ml de água, 30 minutos antes do início e de 150 ml a 200 ml de água, de acordo com o tipo, duração e intensidade do exercício, a cada 20 minutos.
– Mantenha uma ingestão moderada de proteínas de origem vegetal e complemente-a com proteínas de origem animal como peixe, carnes vermelhas e frango sem pele
– Sua alimentação deve ser rica em cálcio e ferro, como produtos lácteos desnatados e alimentos com alto teor de ferro, em especial de origem animal
– É necessário consumir alimentos ricos em minerais, especialmente o potássio
– Evite consumir suplementos nutricionais, a menos que seja recomendado por médicos ou nutricionistas

Depois, publico o restante. E agora esta receita deliciosa!

Cestinhas Crocantes. Receita: Cinthya Maggi Créditos da imagem: Marcelo Ribeiro

CESTINHAS CROCANTES DE PERA E CAMARÕES
Rendimento: 16 unidades

Ingredientes
Massa
1 ovo
2 colheres (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
Recheio
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
½ xícara (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de sal
Cobertura
3 Usapears
4 colheres (sopa) de azeite
500g de camarões médios
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
½ xícara (chá) de vinho branco
Tomilho fresco a gosto

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Aqueça uma frigideira pequena antiaderente, pincele com óleo e coloque um pouco da massa, virando dos dois lados, formando uma panqueca fina. Retire e repita o processo com toda a massa. Pegue forminhas de empada médias, unte com óleo e acomode a massa, como se fosse uma cestinha. Leve ao forno médio (180ºC) até ficar crocante. Reserve.
Misture os ingredientes do recheio e reserve.
Corte as peras em fatias e grelhe em 2 colheres (sopa) de azeite. Reserve. Coloque o restante do azeite na frigideira e junte os camarões temperados com o sal e o gengibre, mexa novamente e regue com o vinho branco. Adicione o tomilho e retire do fogo.
Recheie as cestinhas com o creme azedo e enfeite com as peras e os camarões. Sirva.