X

Receitas, Dicas e Comportamento

BERINJELA: ALIMENTO PODEROSO

28 de abril de 2015

Beringelas ao forno. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

A Associação Americana do Coração aconselha um grande consumo de frutas e vegetais, não só nas refeições como também nos intervalos das mesmas. São alimentos ricos em nutrientes e fibras e relativamente com baixos teores calóricos. Estes alimentos estão associados com o baixo risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e hipertensão, entre outras além de assegurar o consumo adequado de micronutrientes.

Um deles é a berinjela, rica em fibras, potássio, magnésio e vitaminas como a A e a C. Também é rica em antocianina , composto vegetal que funciona como um antioxidante, importante por sua ação anti-inflamatória e protetora do coração.

Enfim, por conter em sua composição substâncias com supostas ações terapêuticas, a berinjela tem sido classificada como alimento funcional. Estudos relatam o seu uso no controle do colesterol alto e nas dietas para emagrecimento, tornando-se assim importante no controle da saúde. Só para lembrar, 100g de berinjela tem cerca de 25 calorias. Legal, né?

Mas muita gente torce o nariz, principalmente as crianças na hora de consumir a berinjela. Portanto, use a imaginação para melhorar esta estória. A combinação com queijo normalmente é bem vinda e no forno, realmente fica uma delícia. E para aproveitar melhor estes nutrientes, use a casca das berinjelas, pois é lá que se encontra a antocianina. Então vamos pra cozinha?

Beringelas ao forno. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BERINJELAS AO FORNO
Rendimento: 4 porções com 140 calorias cada

Ingredientes
2 berinjelas grandes
2 ovos
2 fatias de pão integral light esfarelados
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de orégano seco
100 g de mussarela light em fatias
1 colher (sopa) de queijo parmesão light ralado
1 colher (café) de azeite para untar

Preparo
Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento, faça um corte em cruz na superfície e cozinhe em água e vinagre, sem deixar amaciar demais.
Deixe amornar. Misture os ovos ligeiramente batidos com um garfo, com o pão, a salsa e o orégano.
Escave as berinjelas, reservando as cascas, e misture o miolo retirado com os ingredientes acima.
Forre a casca com um pedaço de queijo e coloque a mistura de berinjelas. Salpique o queijo parmesão e coloque em uma assadeira untada com o azeite.
Leve ao forno quente (250ºC), por 15 minutos ou até que fiquem douradas.