Receitas, Dicas e Comportamento
COMO CONTROLAR O COLESTEROL
6 de março de 2014
Importante: o nosso corpo precisa de colesterol para funcionar normalmente. Só não pode ser em excesso! Ele está presente em todas as células do nosso corpo e é usado para produzir a bile, por exemplo, que ajuda a quebrar a gordura em pequenos pedaços para poder ser absorvida pelo intestino.
Por não ser solúvel em água, o corpo o envolve em proteína para que possa ficar solúvel em água e poder andar com facilidade pelo corpo. Por isso, dizemos que o colesterol faz parte das lipoproteínas.
Nos exames, presta-se muita atenção nas LDLs, ou lipoproteína de baixa densidade , que é praticamente formada por colesterol e que por sua vez, vão transportá-lo para as células. E as HDLs ou lipoproteína de alta densidade que são formadas principalmente por proteínas, ao contrário das outras que têm mais gorduras, e o que ela faz é pegar o colesterol pelo corpo e trazer de volta ao fígado, ajudando a removê-lo do sangue e prevenindo o seu depósito nas paredes das artérias. Por isso não é bom quando os valores estão muito baixos.
Então porque devemos tomar cuidado com o colesterol? O colesterol do corpo é fabricado no fígado e normalmente a quantidade que é necessária. Se também comemos muitos alimentos ricos em colesterol, e as células não conseguem absorver todas as LDLs, elas acabam ficando depositadas nas paredes das artérias, provocando o endurecimento e o estreitamento delas. E o que é pior. Ao aumentarmos o consumo de alimentos ricos em colesterol, o corpo também aumenta a sua produção.
Na alimentação, é encontrado em gorduras saturadas e em alimentos de origem animal e não devemos ingerir mais que 300mg de colesterol/dia., além de não ultrapassar os 30% de gorduras por dia, na dieta.
Uma estratégia efetiva para reduzir o risco de alterações no perfil de gorduras no sangue é manipular o tipo e a quantidade de gordura da dieta. Assim, consuma pouquíssima gordura saturada encontrada em manteiga, banha e em alimentos derivados de fontes animais. O óleo de coco e dendê, apesar de serem de origem vegetal, também contém gordura saturada.
Procure incluir em sua dieta, as gorduras polinsaturadas que são menos nocivas à saúde e que podem ser encontradas em frutas oleaginosas, sementes, óleos vegetais e margarinas cremosas, peixes de água fria como o salmão e a sardinha, etc.
Estudos recentes mostram que dietas que utilizam as gorduras monoinsaturados como gordura principal podem ajudar a diminuir o LDL-colesterol. Elas são representadas principalmente pelo azeite de oliva, óleo de canola e o abacate, por exemplo. Mas lembre-se que por causa do valor calórico alto devem ser consumidos com moderação
E agora, um prato a base de lombo de porco magro, que ao contrário do que muita gente pensa, não tem muito colesterol.
LOMBO AO MOLHO DE CERVEJA E ABACAXI
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
800g de lombo suíno magro em cubos,
1 xícara (chá) de cerveja preta,
1 cebola pequena picada,
1 xícara (chá) de tomate pelado picado,
1 colher (chá) de sal,
1 colher (sopa) de amido de milho,
1 pimentão verde cortado em cubinhos,
1 xícara (chá) de abacaxi fresco em cubinhos,
cebolinha verde picada.
Preparo
Coloque o lombo em uma panela de pressão e deixe dourar, virando de vez em quando. Adicione a cerveja preta, a cebola, o tomate pelado e o sal. Feche a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Deixe sair a pressão e verifique se está macio. Adicione o amido dissolvido em ½ xícara (chá) de água, o pimentão e o abacaxi. Deixe encorpar e na hora de servir, salpique a cebolinha picada.