Receitas, Dicas e Comportamento
COMO UTILIZAR A SUCRALOSE
1 de julho de 2015
A sucralose descoberta em 1976, é um edulcorante artificial obtido a partir da cana de açúcar. O seu uso na culinária se destaca, pois o seu sabor é muito parecido com o do açúcar, porém sem oferecer calorias, porque não é absorvido pelo organismo. Após o seu consumo o organismo elimina completamente a sucralose pelas fezes e urina, não tendo acúmulo.
A sucralose tem alto poder de dulçor, 600 vezes maior do que o do açúcar, por isso ela está presente em pequena quantidade nos alimentos, possibilitando o consumo seguro em grandes quantidades.
Uma dúvida frequente surge sobre a presença do cloro na molécula de sucralose, porque existem compostos contendo cloro, chamados de hidrocarbonetos clorados, que são altamente tóxicos. A sucralose é diferente destes compostos, pois não é desclorada, ou seja, não libera átomos de cloro no organismo.
Enfim, de acordo com vários estudos, ela é segura e apropriada, sem restrição ou risco a saúde, tendo sido aprovada por vários órgãos em todo o mundo, incluindo o FDA (Food and Drug Administration), OMS (Organização Mundial da Saúde) e ANVISA.
E na cozinha? Como usar? Líquido, Saches ou Culinário? Isto vai depender do que você está fazendo. Vou falar sobre os produtos da Linea Sucralose para vocês entenderem.
Líquido – Nesta versão, a sucralose é dissolvida em água. Você identifica esta versão na embalagem em forma de Gota. Não contém calorias e gosto de usar em sucos, cafés, chás ou receitas onde posso ajustar o dulçor mesmo com a receita pronta.
Saches – como esta substância é muito leve, é misturada com lactose, só que em uma quantidade muito pequena. Por isso tem 3 calorias por sache. Também pode ser usada em sucos, cafés, etc ou mesmo em doces, mas como normalmente usamos quantidades maiores em doces, prefiro o adoçante culinário para este fim. Mas se quiser pode usar também para preparar suas receitas. Tem 3 calorias por unidade.
Culinário (forno e fogão) – faz uma composição com maltodextrina, que ajuda a dar corpo e resultado muito bom na confeitaria dietética. Tem 5 calorias por cada colher de sopa.
Em relação às quantidades utilizadas nas receitas, isto vai depender muito de cada pessoa. Podemos usar o adoçante na mesma medida do açúcar, ou começar usando a metade da quantidade e ajustar a quantidade durante ou após o preparo de acordo com o seu paladar.
Já em receitas de bolos, uso de meia a 1 xícara (chá) de açúcar. Em bolos com até 3 ovos, costumo usar meia xícara e com 4 ovos ou mais, podemos utilizar até 1 xícara.
Bem, agora é ir para a cozinha e preparar receitas com a sucralose. Depois vocês me contam o resultado! Deixo com vocês esta delícia típica desta época do ano. Diabéticos, divirtam-se!
Foto: Lang
BOLO DE FUBÁ COM GELEIA DE GOIABA
Rendimento: 20 porções
Ingredientes
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 ½ xícaras (chá) de fubá mimoso
½ xícara (chá) rasa de óleo de canola (ou de milho)
1/2 xícara (chá) de adoçante culinário Linea Sucralose
4 ovos
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de Geleia de Goiaba Linea Sucralose
Preparo
Misture o leite, o fubá, o óleo e o adoçante e leve ao fogo para engrossar. Retire, acrescente as gemas, uma a uma e as claras batidas em neve. Adicione a canela e o fermento em pó e coloque em forma (retangular média) untada e polvilhada com fubá. Asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, e deixe por cerca de 30 minutos. Retire, espere amornar . Enfeite com a geleia. Corte em 20 quadrados e sirva.