X

Receitas, Dicas e Comportamento

DUPLA JUNINA: CARNE SECA E MILHO

2 de junho de 2015

Escondidinho de milho verde. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Os dias mais frios estão chegando e a tendência a comer alimentos mais calóricos e em maior quantidade também. Será que é possível consumir uma alimentação saudável e saborosa nesta época? Podemos definir um cardápio saudável como aquele que é moderado em calorias, gorduras (no máximo 30% do total das calorias da dieta) e colesterol principalmente. Também deve conter grande variedade de frutas, hortaliças e leguminosas pois são ricas em carboidratos, vitaminas, minerais e fibras.

Estamos em plena safra de milho e as festas juninas estão chegando com suas guloseimas. Sua origem é nas Américas. Este cereal da família das Gramíneas contém vitamina A, vitaminas do complexo B, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo, cobre, zinco, enxofre, magnésio e manganês. É rico em fibras, que ajudam a manter o intestino em forma, além de ajudar na prevenção de doenças do trato gastrointestinal. Com moderação é tudo de bom!

E em relação à carne seca, pode incluir na alimentação? A carne seca, também conhecida como Jabá, passa por uma desidratação bem mais intensa que a carne de sol. Se comprar a bem limpinha sem gorduras aparentes tudo bem, pois a sua composição nutricional é similar à carne fresca. Mas o seu problema é o sal. É bem mais salgada do que a carne de sol, por exemplo que é salgada levemente e deixada secando ao sol. Hoje, é feito em lugar ventilado e coberto.

Então o jeito é dessalgar muitooo!!!! Deixar de molho por 24 horas, mudando a água de molho pelo menos 5 vezes.

Portanto, com moderação não resista a este escondidinho.

Escondidinho de milho verde. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

ESCONDIDINHO DE MILHO VERDE
Rendimento: 8 porções com 160 calorias cada

Ingredientes
3 espigas de milho verde debulhadas ou 1 lata de milho verde
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de caldo de legumes sem gordura
Salsa picada a gosto
1 colher (chá) de sal
Recheio
400 g de carne-seca sem gordura aparente
1 cebola picada
1 colher (chá) de azeite de oliva
2 tomates sem pele e sem sementes picados
Cheiro-verde a gosto

Preparo
Bata no liquidificador o milho, o leite e o caldo de legumes. Coloque em uma panela e leve ao fogo para engrossar. Retire do fogo e misture a salsa o sal. Reserve.
Recheio. Deixe a carne-seca de molho por 24 horas, em recipiente grande, em local refrigerado. Troque a água ao menos 5vezes. Coloque a carne em uma panela de pressão com 2 xícaras (chá) de água. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Espere esfriar, desfie a carne e reserve.
Refogue a cebola no azeite por 5 minutos e adicione a carne, o tomate, e o cheiro-verde. Cozinhe até ficar macio.
Montagem. Coloque a carne seca em um refratário e cubra com o creme de milho verde. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos.