X

Receitas, Dicas e Comportamento

HIBISCO É FLOR MAS NA PANELA….

23 de outubro de 2014

Frango com hibisco e damasco. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Para simplificar, nutracêutico é uma mistura de alimento e remédio, incluindo além de vitaminas e minerais outras substâncias que podem ajudar a evitar doenças. O hibisco é um exemplo.

Também conhecida como vinagreira esta flor além de possuir propriedades antioxidantes contém vitamina C e polifenóis, e é utilizada como planta medicinal e alimento funcional.

O hibisco é um arbusto e suas flores apresentam grande variedade de cores, Mas a mais conhecida é a de tom vermelho escuro, quase roxa.
Tem sido estudada por suas ações no controle da pressão arterial, do colesterol e como protetora do coração, além de propriedades anti-inflamatórias e diuréticas. Além disso, o seu pigmento, a antocianina, funciona como protetor contra os radicais livres, ajudando a ficar longe de doenças.

Enfim, você já viu que é legal incluir na sua alimentação. O chá de hibisco é muito apreciado e basta colocar 2 a 3 colheres de sopa em cada 500ml. Deixe ferver e desligue. Depois coe. Se for o botão da flor desidratado calcule cerca de 5 unidades.

Mas hoje vamos preparar um prato diferente. Filé de frango grelhado com molho de hibisco e damasco. Delicioso e nutritivo além de ser bem light! Acompanhe com quinua e vegetais refogados. Maravilhoso!

Frango com hibisco e damasco. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

FRANGO AO MOLHO DE HIBISCO E DAMASCO
Rendimento: 4 porções com 160 calorias cada

Ingredientes
4 filés de frango (400g)
1 colher (café) de sal
1 colher (café) de gengibre ralado
1 colher (chá) de azeite
Molho
1/2 xícara (chá) de hibisco desidratado
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de damasco seco em cubinhos

Preparo
Coloque o hibisco em uma panela com a água e leve ao fogo por 5 minutos. Retire e bata no liquidificador. Volte ao fogo com o amido dissolvido no vinho, o açúcar mascavo e o damasco e deixe encorpar.
Tempere os filés com o sal, o gengibre e o azeite. Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe os filés. Sirva com o molho.