X

Receitas, Dicas e Comportamento

METABOLISMO X INVERNO

29 de maio de 2014

Bobó de frango e abóbora. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Que a gente come mais nos dias mais frios, tomo mundo sabe mas se o metabolismo aumenta para manter o corpo mais protegido, porque será que muita gente engorda?

Em primeiro lugar, muitos pesquisadores colocam a culpa no clima. Se estiver um dia cinzento e muito frio, muitas pessoas relatam que sentem depressão, preguiça e uma vontade de comer doces e alimentos calóricos. O tempo também dificulta a atividade física, principalmente caminhar e correr.

Então tente comprar alimentos calóricos como pães, tortas e doces. Eles vão lhe fornecer poucos nutrientes e normalmente são ricos em gorduras e açúcares. Prefira alimentos ricos em carboidratos complexos como frutas, hortaliças, cereais e grãos integrais. Estes alimentos são ricos em fibras, que são utilizados pelo corpo, de forma mais lenta, e dão uma sensação de saciedade. E se você estiver pensando em se livrar da salada porque está frio, esqueça. Sirva saladas mornas com temperos quentes são uma ótima opção. Frutas ficam ótimas assadas ou cozidas.

Carnes, peixes e aves com molho são atraentes e podem ser feitos de maneira mais saudável, com pouca gordura. Vale até gratinados, utilizando leite desnatado e derivados de leite light, como requeijão, creme de leite e queijos com menos gorduras. Mas não exagere!

E no jantar, não se esqueça da sopa. Uma boa combinação é a sopa com sanduíche. Mas com uma fatia de pão, só. Evite sopas com creme de leite. No caso dos sanduíches, escolha os pães integrais. E falando em sopa, veja que interessante. Em 1999, foi feito um estudo na Penn State University, nos Estados Unidos, onde indivíduos que começaram a refeição tomando sopa, comiam muito menos calorias no restante da refeição. Uma das conclusões sobre isto foi que quando a água é incorporada ao alimento, o estômago esvazia mais lentamente e você fica satisfeito mais rapidamente.

Outro ponto é se exercitar ao ar livre. Pouco sol pode alavancar a vontade de comer carboidratos mais calóricos e gordurosos. Além de fazer bem à saúde, você precisa de Vitamina D para manter os teores de cálcio em dia e evitar a osteoporose.

Vitaminas e minerais, cada vez mais aparecem na prevenção ou na solução de alguns problemas. Estudos sugerem que as mulheres que complementam sua dieta com magnésio, cromo e vitaminas do complexo B conseguem diminuir o desejo por alimentos altamente calóricos e assim conseguem controlar mais o peso no inverno.

Veja as principais fontes e inclua na sua dieta, principalmente no inverno.
Magnésio – cereais de trigo integral, frutas oleaginosas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes.
Cromo – óleo de milho, mariscos, cereais de trigo integral, carnes e água potável.
Complexo B – carne de porco, gema de ovo, fígado, coração, miúdos, presunto, nozes, levedo de cerveja, germe de trigo, peixes.

E agora uma receitinha caliente para esquentar o seu inverno.

Bobó de frango e abóbora. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BOBÓ DE FRANGO E ABÓBORA
Rendimento: 6 porções com 260 calorias

Ingredientes
1 peito de frango com osso e sem pele,
250 g de mandioca sem casca, em pedaços,
250 g de abóbora sem casca, em pedaços,
1 colher (chá) de sal,
2 xícaras (chá) de água,
1 colher (chá) de azeite de oliva,
1 cebola picada,
2 dentes de alho espremidos,
1 pimentão vermelho em cubinhos,
4 tomates picados, sem pele e sem sementes,
1 vidro de leite de coco light ,
cebolinha picada a gosto.

Preparo
Grelhe o peito de frango em uma panela antiaderente até dourar. Adicione a mandioca, a abóbora, o sal, a água, tampe e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que o frango e a mandioca fiquem macios. Retire o frango e desfie. Bata o caldo no liquidificador com a mandioca e a abóbora.
Em uma panela antiaderente, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho, o pimentão e os tomates. Junte o creme de mandioca e o frango desfiado. Deixe ferver, adicione o leite de coco e retire. Salpique a cebolinha e sirva bem quente.