Através do blog, você poderá acompanhar dicas de gastronomia, receitas e obter informações nutricionais, para devagarinho mudar os seus conceitos em alimentação. Você verá que pequenas mudanças trarão um resultado incrível!  Curta as novidades e compartilhe do meu sonho de mostrar como conquistar a qualidade vida. Acredite!

Veja mais

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: BOLO DE MANDIOCA

Postado em 25/09/2013 às 05:09.

Também conhecida como aipim e macaxeira entre outros, é uma raiz que vai ajudar vocês que precisam de receitas sem glúten pois dela vão derivar o polvilho doce e azedo, a tapioca, as farinhas e a própria raiz cozida que pode entrar em receitas salgadas e doces como este bolo clássico da cozinha nordestina.

Quando comprar, descasque, lave bem e se não cozinhar logo, conserve-a cortada em pedaços na geladeira, mergulhadas em água. Mas não demore muito para que não escureça.

Eu sei que a maioria de vocês sabem que ela não pode ser consumida crua, mas fica o aviso. Ela crua é tóxica, por causa de alguns compostos, mas isto tudo desaparece depois que é cozida.

E fica para vocês este bolinho delicioso que junto com o coco, é dos deuses. Mas consuma com moderação pois a mandioca é rica em carboidratos com calorias mais altas (150 calorias cada 100g)

Se você é diabético(a), veja a substituição do açúcar no final da receita.

Bolo de Mandioca. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BOLO DE MANDIOCA

Rendimento: 16 porções com 190 calorias cada

 

Ingredientes

4 ovos

2 xícaras (chá) de leite

1 ½ xícaras (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de margarina cremosa, sem sal

1 xícara (chá) de coco fresco ralado

2 xícaras (chá) de mandioca crua, ralada

1/2 xícara (chá) de farinha ou creme de arroz

1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Preparo

Bata os ovos, o leite, o acúcar, a margarina e o coco no liquidificador. Coloque em uma tigela e adicione a mandioca, a farinha de arroz e o fermento em pó. Despeje em uma fôrma com furo central (24cm de diâmetro), untada e enfarinhada, e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 35 minutos. Espere amornar e desenforme.

Diabéticos: substitua o açúcar por ½ xícara (chá) de aodçante em pó culinário. Neste caso, cada porção terá 130 calorias.

0

Comentários

Nome:   Email:
 

Mensagem: