Receitas, Dicas e Comportamento
RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: ESFIHA
24 de fevereiro de 2015
Hoje, a nossa receita sem glúten é uma campeã de preferência: esfiha. Como não podemos usar farinha de trigo, aveia, centeio e cevada, fiz a modificação com fécula de batata e farinha de arroz.
A massa sem glúten é mais quebradiça e arenosa e fica difícil quando a receita pede algum tipo de modelagem, como no caso da esfiha fechada. Esta receita é aberta, então é bem mais fácil de preparar.
O recheio é de ricota para ficar mais light e temperei com o zaatar, blend do oriente médio mais comumente utilizado para polvilhar no pão com azeite de oliva. É composto por tomilho, gergelim, sumac e sal.
Agora é só preparar.
ESFIHA DE RICOTA
Rendimento: 20 porções com 120 calorias cada
Ingredientes
Massa
1 tablete de fermento para pão (15 g)
1 colher (café) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de margarina cremosa sem sal
1 xícara (chá) de fécula de batata
1 ½ xícaras (chá) de farinha de arroz
Recheio
1 colher (sopa) de zaatar
250 g de ricota esfarelada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Preparo
Desmanche o fermento com o açúcar e o sal, acrescente a água morna, o óleo e a margarina e vá adicionando as farinhas aos poucos, sovando levemente até que a massa solte das mãos, mantendo-se macia.
Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume. Faça 20 bolinhas de massa, coloque em assadeira untada com óleo e deixe crescer por mais 10 minutos.
Para o recheio, misture todos os ingredientes.
Abra as bolinhas de massa, com as mãos, achate levemente e coloque na assadeira. Coloque um pouco de recheio, espalhando e apertando levemente com a mão. Leve as esfihas ao forno alto (250ºC), por aproximadamente 20 minutos. Retire e sirva.





