Receitas, Dicas e Comportamento
BRIOCHE DE MANDIOQUINHA
24 de fevereiro de 2016
                        Como sabemos, devemos seguir as orientações dos guias alimentares, adicionando durante o dia os vários grupos de alimentos. Por isso, precisamos incluir algumas porções do grupo de pães e cereais, que segundo a Pirâmide Alimentar Adaptada, deve ser de 5 a 9 porções.
Nossa, um pãozinho é tudo de bom mas não engorda muito? Em excesso sim, mas veja algumas dicas para você não ficar longe dessa delícia.
Evite pães gordurosos e calóricos como croissants e pães doces, principalmente os recheados de cremes e prefira os integrais. São ricos em fibras que podem ajudar a reduzir o colesterol além de ideal para os diabéticos, por permitirem uma absorção mais lenta da glicose. Também os enriquecidos com aveia são importantes devido à presença da fibra solúvel beta-glucana que ajuda no combate ao colesterol elevado.
Pães enriquecidos com sementes de linhaça também podem ajudar na redução da aterosclerose provocada pelo aumento do colesterol e também atuam favoravelmente como mediador de inflamações. Outra opção legal é incluir tubérculos e vegetais na receita, como mandioquinha, cenoura, abóbora, etc.
Mas será que é complicado fazer o pão em casa? Eu não acho e gosto de produzir os meus pães mas para animar vocês fiz uma modificações em uma receita de brioche, famoso pão francês que normalmente é mais calórico. Ele é mais adocicado, mas eu fiz esta receita com sal. Vamos ver se você gosta.
BRIOCHE DE MANDIOQUINHA
Rendimento: 15 unidades com 110 calorias cada
Ingredientes
2 ovos
1 tablete de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite semidesnatado
3 colheres (sopa) de azeite
2 mandioquinhas cozidas amassadas (250g)
½ xícara (chá) de farinha de linhaça
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
1 colher (café) de sal
Preparo
Bata os ovos e reserve 1/4 de xícara (chá). Dissolva o fermento no açúcar até ficar líquido e acrescente o leite, o azeite, a mandioquinha e o sal. Adicione a farinha de linhaça e 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, misture bem e deixe crescer por 1 hora em uma tigela untada com óleo e coberta. Mexa novamente a massa e vá adicionando o restante da farinha. Reserve 1/4 da massa, faça bolinhas e distribua em forminhas de empada médias untadas com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Com a massa reservada, faça bolinhas e coloque sobre os pães. Deixe crescer por mais 30 minutos. Pincele com o ovo reservado e asse em forno médio (180 ºC) por cerca de 30 minutos ou até dourar.





