X

Receitas, Dicas e Comportamento

A VERDADE SOBRE A CARAMBOLA

1 de janeiro de 2013

Carambola

Imagine uma fruta linda, usada inclusive para decorar saladas, com baixo valor calórico e rica em nutrientes como a vitamina C e potássio entre outros. E de repente, o pai de um conhecido meu, que tem insuficiência renal, foi parar no hospital com um ataque de soluços que não parava e que causou muita confusão. Então, qual é a verdade sobre a carambola? Fui buscar mais informações para que as pessoas que gostam desta fruta não fiquem apavoradas toda vez que pensarem em consumir esta delícia.

Carambola

Em pessoas com insuficiência renal, o rim não consegue filtrar uma neurotoxina presente na carambola, que pode causar desde soluços e confusão mental até casos mais sérios como convulsões e morte. Ela não é excretada, se acumula no sangue e podem gerar este problema todo, mas em uma pessoa que tem os rins funcionando normalmente, esta substância é filtrada e excretada pela urina, sem problemas!

E quando a carambola é pequena e ainda está verde é pior, pois é rica em oxalato. Alguns estudos demonstram que a neurotoxicidade pode ser decorrente da ação do oxalato presente na fruta.

E se você é diabético(a), consulte seu médico para ver como está sua função renal para não ter problemas. Senão aproveite pois é uma fruta refrescante e combina até em saladas com folhas.

Fonte: www.univicosa.com.br