X

Receitas, Dicas e Comportamento

ABACAXI

25 de março de 2013

Abacaxi grelhado Cinthya maggi

Quando temos algum problema dizemos que temos que descascar um abacaxi. Mas apesar de ser uma fruta deliciosa, realmente descascar esta fruta não é lá uma tarefa das mais agradáveis! Imagine fazer como o rei Luiz XIV, cujo primeiro contato foi tão ruim que ele baniu o abacaxi de sua corte. Não é pra menos. Ele não esperou descascar e acabou machucando seus lábios.

Melhor sorte com o próximo Luis que mandou construir estufas perto de Paris para tê-lo sempre a mão. Em compensação o sabor maravilhoso e as iguarias que podemos preparar com ele, vale a pena o sacrifício. O abacaxi facilita a digestão de produtos ricos em proteínas como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.

No tempero, ele amacia a carne por causa da presença da bromelina, uma substância fitoquímica que amacia as fibras, mas que também funciona como antioxidante que podem ajudar a prevenir doenças como o câncer e inflamações. Mas cuidado na hora de preparar gelatina, pois esta substância não deixa a gelatina ficar firme. Para isso, cozinhe o abacaxi por cerca de 10 minutos para inativar as enzimas.

Abacaxi grelhado - Cinthya Maggi - Créditos da imagem: Lang

Vamos a algumas dicas de preparo:
Grelhado em um pouquinho de azeite e polvilhado com amêndoas e algum tipo de biscoito dietético, faz sucesso em qualquer refeição e tem 100 calorias!
– Em saladas, com batatas e vegetais ou em tabules e adicionado de hortelã, é delicioso;
– Em sorvetes, você pode pegar sorvete dietético de creme (para não engordar muito) e misturar com abacaxi picadinho e levar ao freezer novamente. Refrescante!
Risotos de camarão ou de frango com pedacinhos de abacaxi fica deliciosos.