Receitas, Dicas e Comportamento
ABACAXI
25 de março de 2013
Quando temos algum problema dizemos que temos que descascar um abacaxi. Mas apesar de ser uma fruta deliciosa, realmente descascar esta fruta não é lá uma tarefa das mais agradáveis! Imagine fazer como o rei Luiz XIV, cujo primeiro contato foi tão ruim que ele baniu o abacaxi de sua corte. Não é pra menos. Ele não esperou descascar e acabou machucando seus lábios.
Melhor sorte com o próximo Luis que mandou construir estufas perto de Paris para tê-lo sempre a mão. Em compensação o sabor maravilhoso e as iguarias que podemos preparar com ele, vale a pena o sacrifício. O abacaxi facilita a digestão de produtos ricos em proteínas como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.
No tempero, ele amacia a carne por causa da presença da bromelina, uma substância fitoquímica que amacia as fibras, mas que também funciona como antioxidante que podem ajudar a prevenir doenças como o câncer e inflamações. Mas cuidado na hora de preparar gelatina, pois esta substância não deixa a gelatina ficar firme. Para isso, cozinhe o abacaxi por cerca de 10 minutos para inativar as enzimas.
Vamos a algumas dicas de preparo:
– Grelhado em um pouquinho de azeite e polvilhado com amêndoas e algum tipo de biscoito dietético, faz sucesso em qualquer refeição e tem 100 calorias!
– Em saladas, com batatas e vegetais ou em tabules e adicionado de hortelã, é delicioso;
– Em sorvetes, você pode pegar sorvete dietético de creme (para não engordar muito) e misturar com abacaxi picadinho e levar ao freezer novamente. Refrescante!
– Risotos de camarão ou de frango com pedacinhos de abacaxi fica deliciosos.






