X

Receitas, Dicas e Comportamento

BAURU

16 de agosto de 2013

Bauru. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O Bauru é um dos nossos sanduíches mais famosos, criado no Ponto Chic, no Largo do Paissandu, que era o centro da Boemia de SP , dos anos 30 aos 60. Até hoje, você pode ver lá uma homenagem do restaurante ao Bauru, apelido de Casemiro Pinto Neto, originário desta cidade. Ele era estudante de direito e criou esta delícia em 1939, que segundo ele o reabastecia de vitaminas, proteínas e albuminas. Aí o sanduíche ficou famoso e muitos estabelecimentos começaram a prepará-lo com algumas variações (Fonte: A Culinária Paulista Tradicional nos Hotéis SENAC SP de Caloca Fernandes).

 

Acreditem que a sua receita original foi oficializada pela lei municipal 4314, de 24 de junho de 1998, aprovada pela câmara dos vereadores de Bauru. Um dos detalhes interessante dessa receita é que o queijo mussarela, queijo mais acessível da época para bolsos magros de estudantes, era colocado em uma tigela e derretido em banho-maria para depois ser colocado no pão. Dizem que desta maneira o queijo ficava com uma consistência de fondue e ajudava a aquecer o sanduíche. Outra coisa, o pão era sem miolo. Será que além de estudante de direito, ele também se preocupava com as calorias?

 

Lógico que existem variações, mas trago a vocês a receita original. É de lamber os beiços!

Bauru. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BAURU
Rendimento: 1 porção 

 

Ingredientes
1 pão francês,
4 fatias de rosbife malpassado em fatias finas,
3 rodelas de tomate,
6 rodelas de pepino em conserva,
orégano a gosto,
2 fatias de queijo mussarela.

 

Preparo
Corte o pão ao meio e retire o miolo. Coloque o queijo em uma tigela e leve ao fogo, em banho-maria até que derreta bem. Retire e coloque na cavidade do pão.  Enfeite com as fatias de rosbife, cubra com o tomate e o pepino e polvilhe com orégano. Feche o sanduíche e coloque em um pratinho.

 

Dicas: você encontra o rosbife em supermercados, na seção de frios ou em padarias. Normalmente é feito de lagarto e no ponto ideal para você não ter trabalho.