X

Receitas, Dicas e Comportamento

CARNE PODE?

3 de dezembro de 2015

Charutinho de carne e milho. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

De uma vez por todas vamos confirmar que a carne vermelha faz mal à saúde quando é consumida em excesso e quando contém muita gordura. Tem muita gente que pára de consumir este alimento pois acha que é um alimento nocivo.

Lógico que não se deve consumir carne todo dia, pois isso pode aumentar as chances de doenças cardiovasculares.

Além disso, é rica em ferro “heme”, que ajuda a prevenir anemias, pois é mais absorvido pelo organismo, e zinco que ajuda a manter a função de mais de 60 enzimas envolvidas no metabolismo.

Mas hoje vou mostrar que uma receita bem balanceada pode colocar outros ingredientes junto à carne, sem fazer mal a sua saúde. Em primeiro lugar, vamos usar a carne moída magra, que entra em pouca quantidade por pessoa e divide o espaço com o milho verde, alimento rico em fibras e nutrientes que vai diminuir a quantidade de calorias e gorduras da receita.

A couve é rica em cálcio e tem uma vantagem em relação a outros vegetais. Muita gente se preocupa com a absorção de cálcio de alimentos de origem vegetal por causa do ácido oxálico presente nesses alimentos e que diminui a absorção deste mineral. Mas no caso da couve, a absorção é maior, pois a couve contém baixas quantidades de ácido oxálico.

E para melhorar ainda mais a nutrição, um molho de tomate é tudo de bom, principalmente por causa do licopeno, que dá a cor vermelha e pode ajudar a prevenir doenças, como o câncer de próstata.

Agora, é só preparar e curtir este prato bem caseiro. Acompanhe com arroz integral.

Charutinho de carne e milho. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
Charutinho de carne e milho. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

CHARUTINHO DE CARNE E MILHO
Rendimento: 6 porções com 70 calorias cada

Ingredientes
6 folhas de couve-manteiga grandes
Recheio
200 g de carne moída magra
1/2 cebola ralada
1/2 lata de milho verde
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de sal
Molho
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite
3 tomates sem pele e sem sementes batido no liquidificador
1 colher (chá) de sal
Salsa picada a gosto para polvilhar

Preparo
Corte cada folha de couve ao meio e escalde-as em água fervente. Reserve.
Misture os ingredientes do recheio. Coloque um pouco de recheio sobre cada metade das folhas de couve e enrole-as como um charuto.
Refogue a cebola e o alho no azeite e junte os tomates batidos. Tempere com o sal e deixe cozinhar por 5 minutos. Acomode os charutinhos, um ao lado do outro, no molho. Feche a panela e leve ao fogo baixo por cerca de 30 minutos. Salpique a salsinha e sirva.