X

Receitas, Dicas e Comportamento

CARPACCIO DE PERAS

16 de março de 2016

Carpaccio de carne e peras. Receita: Cinthya Maggi Créditos da imagem: Marcelo Ribeiro

Segundo o Wikipédia, o carpaccio foi inventado no Harry’s Bar, em Veneza, onde foi servido à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo de carne crua, rica em ferro, pois ela estava com anemia. O prato foi nomeado assim em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio, por causa da cor vermelha do prato que lembrava suas pinturas.

Mas vai-se o tempo que carpaccio era feito só com carne vermelha. Depois vieram as opções com peixes e até hortaliças. Gosto muito desta preparação pois é um prato com inspiração na cozinha mediterrânea e pode ser servido com folhas verdes e fatias de pão, de preferência italiano, pois ninguém é de ferro.

Fiz a minha versão combinando a carne vermelha com peras. No tempero, além do clássico azeite extravirgem e mostarda, complementei com cogumelos e alcaparras e também com um toque de vinho branco. A pimenta biquinho entra para dar mais colorido ao prato.

Fiz com as peras americanas, as Usapears, que vem da região do Oregon e Washington e são famosas por sua suculência e sabor. Além disso, por seu alto valor nutricional, elas ajudam a agregar nutrientes e diminuir as calorias provenientes da carne.

Espero que vocês gostem. Acompanhe com 1 taça de vinho e você vai pensar que está no céu!

Carpaccio de carne e peras. Receita: Cinthya Maggi Créditos da imagem: Marcelo Ribeiro

CARPACCIO DE CARNE E PERAS
Rendimento: 4 porções com 300 calorias cada
Tempo de Preparo: 40 minutos

Ingredientes
2 Usa pears
Suco de 1 limão
250g de carne para carpaccio
Molho
8 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
4 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (chá) de mostarda
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de alcaparras miúdas
1 xícara (chá) de cogumelos picados
2 colheres (sopa) de pimenta biquinho
1 colher (sopa) de orégano fresco
Para guarnecer
Rúcula

Preparo
Lave bem as peras e corte em fatias, mantendo a casca. Corte em fatias finas. Misture com o suco de limão. Em 4 pratos, intercale as fatias de carne e as peras. Misture os ingredientes do molho e regue a carne e as peras. Enfeite com a rúcula e sirva acompanhado de torradas ou fatias de pão francês.