X

Receitas, Dicas e Comportamento

CHEESECAKE, DELÍCIA DOS DEUSES

18 de outubro de 2013

Cheese cake Romeu e Julieta. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da Imagem: Lang

E não é que foram os gregos, para variar,  que criaram esta delícia para os atletas que iam competir na primeira Olimpíada? Mas como chegou na América, é um longo caminho pois foi na década de 70 que os Estados Unidos descobriu esta delícia e virou mania nacional e internacional!
Basicamente apesar de ser chamado de “Bolo de Queijo”, na verdade é uma torta onde o ingrediente principal é o cream cheese, queijo cremoso e com gosto peculiar. Parece um requeijão mas é mais firme. As coberturas mais clássicas são de frutas vermelhas, com a framboesa ganhando de morangos e outras mas hoje vou passar uma versão brasileira que gosto muito. Acho que a combinação de goiaba e queijo é infalível e faz parte das nossas tradições culinárias.

 

Assim, fique com a minha receita, onde inclui um pouco de ricota para ficar mais light. Para os diabéticos ou para quem quer reduzir as calorias, deixo a versão sem açúcar, feita com adoçantes. Espero que gostem!

 

Cheese cake Romeu e Julieta. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da Imagem: Lang

CHEESECAKE COM CALDA DE GOIABA

Rendimento: 12 porções 

 

Ingredientes
Massa
1 ½ xícara de biscoito maisena moído
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Recheio
3 ovos
1 embalagem de cream cheese light
250g de ricota bem fresca
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 caixinha de creme de leite light
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de raspas de casca de limão
Cobertura
4 goiabas vermelhas, sem casca e sem sementes, picadas
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de água

 

Preparo
Misture o biscoito com a margarina e espalhe no fundo de uma forma de fundo removível média. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos
Bata no liquidificador os ovos, o cream cheese, a ricota, a baunilha, o creme de leite e o açúcar. Misture as raspas e coloque sobre a massa. Leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 30 minutos, sem deixar corar demais. Retire e espere amornar.
Para a cobertura, misture os ingredientes e leve ao fogo até encorpar. Deixe esfriar, coloque sobre a torta e volte à geladeira.

Obs: se preferir, cubra com geleia de goiaba que você compra pronta.

 

Diabéticos: utilize biscoito dietético no lugar do biscoito maisena, substitua o açúcar do recheio por ½ xícara (chá) de adoçante Xilitol ou Stevia em pó culinário e o do doce de goiaba por 4 colheres (sopa).