X

Receitas, Dicas e Comportamento

COZINHA ARGENTINA: EMPANADAS

6 de setembro de 2013

Empanadas Argentinas

A empanada argentina provavelmente é parentes da esfiha, já que é no oriente médio o berço de sua provável origem. De lá, chegou à Espanha, onde virou um prato muito popular e depois chegou às Américas, de barco, pelas mãos destes colonizadores. Mas vou considerá-la como um dos marcos da cozinha argentina, pois lá ela é realmente famosa.

O seu nome significa basicamente “rechear uma massa ou pão para depois assar”. Então nada mais é que um pastel assado. O seu formato é bem típico, com a voltinha de massa em volta do assado. Diz a lenda que os viajantes levavam consigo em suas viagens.

 

Em termos nutricionais, é mais saudável, pois  é assada e a massa não é rica em gorduras, fazendo esta receita ser mais light. Aproveite o feriado para curtir com os amigos.

Empanadas Argentinas

EMPANADA ARGENTINA
Rendimento: 18 unidades 

 

Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de água morna,
2 colheres (sopa) de manteiga,
1 colher (chá) de sal,
Cerca de 2 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente,
Recheio
1 cebola picada,
1 colher (chá) de azeite de oliva,
300g de alcatra magra cortada em cubinhos bem pequenos,
1 pitada de pimenta do reino,
2 ovos cozidos e picados,
1 colher (sopa) de azeitonas verde sem caroço picadas,
Cebolinha verde picada a gosto,
Para pincelar
1 gema de ovo, diluída em 2 colheres (sopa) de leite semidesnatado.

 

Preparo
Massa
Misture a água morna, a manteiga e o sal e vá adicionando a farinha de trigo até ficar uma massa macia e fácil de trabalhar. Reserve.
Recheio
Doure a cebola no azeite e junte a carne, temperada com a pimenta, deixando até que doure bem. Acrescente cerca de 4 colheres (sopa) de água, e mexa mais 5 minutos. Retire do fogo, adicione os ovos, as azeitonas e a cebolinha.
Montagem
Abra a massa em mesa enfarinhada e corte círculos de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Coloque 1 colher (sopa) do recheio em um dos lados dos círculos, umedeça as bordas com água e feche os círculos, apertando bem as bordas. Com a ajuda dos dedos, faça voltinhas na borda, para fechar bem. Coloque as empanadas em assadeiras antiaderentes e asse em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos, ou até dourar levemente.