X

Receitas, Dicas e Comportamento

DAMASCO SECO: ABUSE!

27 de maio de 2014

Taça de damasco e amendoim. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O damasco parece ser nativo da China. Em 1795, foi criada, na França, a primeira máquina de desidratar frutas. A partir daí, foi uma boa opção para conservá-las, pois estas frutas são ótima fonte de vitaminas e minerais e este processo aumenta os seus valores nutricionais.

As frutas secas representam uma fonte mais concentrada de calorias, fibras, açúcar natural e nutrientes; além de terem um prazo de validade maior. Além disso não contém sódio ou gorduras.

As  fibras evitam a constipação e problemas de intestino, além da sensação de saciedade. No lanche da tarde com 2 castanhas do Pará é perfeito!

O betacaroteno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres, que podem provocar o envelhecimento precoce e doenças.

O boro está envolvido na prevenção da osteoporose.

O potássio é essencial para manter os fluidos corporais principalmente para quem faz atividade física. Trinta minutos antes do exercício vai fazer você manter o pique. Consuma 3 damascos secos nesta hora. Só tem 35 calorias!

O ferro, é o principal componente da hemoglobina, uma parte da célula vermelha que carrega oxigênio para as células. A sua deficiência provoca anemia. 100g gramas da fruta seca fornecem quase a metade do que precisamos de ferro em um dia.

Nas sobremesas, o damasco seco deve ser reidratado antes do preparo. O tempo varia de acordo com a qualidade da fruta. Quanto mais seco, mais tempo deve ficar de molho. O damasco seco turco é mais carnudo e doce, sendo ideal para consumir ao natural, ou em lanches, por exemplo. O damasco seco argentino é mais forte e menos doce, sendo ideal para geléias e doces.

Combina bem com pratos doces e salgados. Tortas, bolos, pavês, cremes, molhos para acompanhar carnes e aves são algumas sugestões.

Taça de damasco e amendoim. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

TAÇA DE DAMASCO E AMENDOIM
Rendimento: 8 porções com 180 calorias cada

Ingredientes
200 g de damasco seco
2 xícaras (chá) de suco de pêssego light
1 caixinha de creme de leite light
1 pacote de biscoito integral
3 colheres (sopa) de amendoim torrado e moído

Preparo
Deixe o damasco de molho no suco de pêssego por 60 minutos. Bata no liquidificador com o creme de leite. Faça camadas de biscoito quebrado em pedaços e o creme de damasco. Polvilhe o amendoim e enfeite com damasco. Deixe na geladeira por 30 minutos e sirva.

Dica: hoje já existem muitos biscoitos com menos gorduras e açúcares, e para os diabéticos a versão diet.