X

Receitas, Dicas e Comportamento

DIA DOS NAMORADOS

10 de junho de 2015

Carpaccio de Shitake. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

A origem dos Dia dos Namorados começou aparentemente com o Bispo Valentim, um católico na época do império romano e que lutou contra as ordens do imperador que havia proibido o casamento durante as guerras, pois achava que os solteiros lutavam melhor.

Mas o Valentim não se conformou e continuou a casar o povo. Foi condenado à morte e na prisão recebeu muitos cartões e mensagens de homens e mulheres. Enfim, o Valentine’s Day, é comemorado no dia 14 de Fevereiro nos Estados Unidos.

No Brasil, ficou no dia 12 de junho por conta do dia de santo Antonio, no dia 13, o famoso santo casamenteiro.

Mas o que importa é que é uma data linda e deve ser comemorada. Na cozinha? Para quem gosta é uma forma de homenagear o amado(a). Mas nada de pratos pesados e cheios de gorduras e calorias. Faça um pratinho light para poder curtir seu amor e não ter problemas.

O shitake é um cogumelo com inúmeras vantagens nutricionais e os estudos apontam seu papel na redução de colesterol, e sua propriedade antioxidante, combatendo os radicais livres. Fiz este carpaccio com ele complementado por mussarela de búfala e molhinho a base de castanha do Pará.

Boa sorte!

Carpaccio de Shitake. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

CARPACCIO DE SHITAKE COM MUSSARELA DE BÚFALA
Rendimento: 2 porções com 380 calorias cada

Ingredientes
200 g de shitake
Suco de 1 limão siciliano
1 dente de alho bem amassado
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
100 g de mussarela de búfula em bolinhas
8 tomates cereja cortados em 4
Molho
2 castanhas do Pará
3 colheres (sopa) de azeite
Suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de água
1 pitada de sal

Preparo
Corte os shitakes em fatias finas. Tempere com o limão, o alho, o sal e a pimenta. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente larga e grelhe os shitakes. Distribua o shitake em 2 pratos bonitos. Por cima, distribua a mussarela cortada em fatias e os tomates.
Faça o molho. Bata no liquidificador a castanha do Pará, o azeite, o suco de limão e a água. Sirva em molheira a parte. Pode considerar também 1 fatia de pão italiano para cada um.