X

Receitas, Dicas e Comportamento

DIABÉTICOS: CREPE SUZETTE

4 de setembro de 2014

Crepe Suzette. Receita: Cinthya Maggi, Créditos da imagem: Lang

Para começar, existe a dúvida, crepe ou panqueca. Na verdade, a crepe é mais delicada, normalmente a massa não é batida no liquidificador e a sua espessura é mais fina. Quando falamos de panqueca, lembramos logo das americanas, com espessura mais grossa e normalmente batida no liquidificador.

A origem da Crepe Suzette é meio indefinida mas aparentemente foi um erro, como sempre acontece com as grandes descobertas culinárias. Dizem que um chef de cozinha estava preparando um jantar especial para o príncipe de Gales, Eduardo VII, e inventou uma sobremesa onde a massa de crepe era embebida em licor. Só que exagerou na dose e a frigideira perto do fogo, acabou flambando a iguaria. Resolveu servir mesmo assim e foi um sucesso!

O nome Suzette, ficou por conta da acompanhante do príncipe. Controvérsias a parte se realmente aconteceu isso, é uma delícia que deve ser compartilhada com vocês.

Daí, resolvi fazer algumas mudanças para que os diabéticos pudessem aproveitar também. Então no lugar do licor, fiz uma calda a base de laranja e flambei com conhaque. Mas como sempre, deixo a versão da calda original depois da receita.

Crepe Suzette. Receita: Cinthya Maggi, Créditos da imagem: Lang

CREPES SUZETTE
Rendimento: 6 porções com 100 calorias cada

Ingredientes
Massa
1 ovo,
1/2 xícara (chá) de leite semi desnatado,
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo,
1 colher (sopa) de manteiga amolecida,
Calda
1 colher (sopa) de amido de milho,
2 xícaras (chá) de suco de laranja,
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó culinário,
4 colheres (sopa) de conhaque.

Preparo
Massa
Coloque os ingredientes da massa em uma tigela e bata com um batedor de arame até ficar bem homogêneo. Esquente bem uma frigideira antiaderente média. Unte com 1 fio de óleo e coloque um pouco de massa, virando para completar o fundo da frigideira. Deixe dourar de um lado e cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, vá desgrudando a massa da frigideira. Vire do outro lado e deixe dourar. Retire e repita a operação com o restante da massa. Reserve.
Calda
Coloque em uma frigideira grande o amido de milho dissolvido no suco de laranja e o adoçante e leve ao fogo até engrossar ligeiramente. Dobre cada disco de panqueca em dois e depois novamente em 2 formando um leque. Coloque as crepes na calda, na frigideira e aqueça. Regue com o conhaque e vire levemente a frigideira para que fique perto da chama e possa flambar. Assim que apagar o fogo, sirva. Se quiser, enfeite com tiras de casca de tangerina.

Com açúcar e licor: substitua o adoçante por meia xícara (chá) de açúcar. Coloque na frigideira e deixe caramelizar. Reduza o amido de milho para 2 colheres (chá) e misture com o suco de laranja. Coloque sobre o açúcar e deixe ferver. Adicione 4 colheres (sopa) de licor de laranja e flambe. Neste caso, ficará com 200 calorias cada.