X

Receitas, Dicas e Comportamento

DIABÉTICOS: TORTA DE PERA CROCANTE

9 de junho de 2016

Torta de Pera Crocante. Receita: Cinthya Maggi Créditos da imagem: Lang

Hoje, vou dar mais algumas dicas para vocês, diabéticos.

Lembre-se de incluir sempre alimentos ricos em fibras, que podem ajudar a absorção mais lenta da glicose no sangue além de controlar os níveis de gorduras e colesterol.

Fibras solúveis: tem este nome por terem facilidade de se dissolver em água. No diabetes, exercem um efeito hipoglicêmico porque atrasam o esvaziamento gástrico e reduzem a absorção de glicose. Fontes: leguminosas, aveia, cevada, algumas frutas como mamão, maçã, pêssegos e em legumes, como a cenoura.
Fibras insolúveis: seu consumo aumenta o volume de bolo fecal, reduzindo seu tempo de permanência no intestino grosso. Previne o câncer de cólon e também diminui a absorção do colesterol. Fontes: cereais integrais, farelos de trigo e aveia, frutas, vegetais folhosos e grãos.

Alimentos que devem entrar sempre na sua alimentação:

vegetais e folhas verdes, vegetais da família das crucíferas (couve-flor, brócolis, repolho), cebola, tomate, pepino, pimentões, leguminosas (feijões, soja, ervilhas), cogumelos, sopas pedaçudas

Alimentos que devem entrar na sua alimentação, mas controlando a quantidade dentro de cada dieta:

legumes, grãos e cereais, principalmente os integrais, pães, tubérculos, carnes, aves e peixes magros, frutas frescas e secas, compotas e geléias dietéticas, cereais matinais ricos em fibras sem açúcar, iogurtes, leites e laticínios magros

Alimentos que devem ser muito bem controlados:

farinha comum, pão branco, biscoitos salgados, arroz polido, macarrão, amidos em geral (maisena, semolina, fécula, polvilho), queijos e laticínios gordurosos, embutidos, alimentos em conserva muito salgados, frituras, carnes e aves com muita gordura

Alimentos que normalmente são proibidos, salvo com estrita orientação do médico ou nutricionista:

açúcar comum e mascavo, mel, glucose de milho, biscoitos e bolos feitos com açúcar, geléias light (baixo teor de açúcar), balas, enfim alimentos com algum tipo de carboidrato simples.

E agora, uma receita para vocês poderem curtir com a família.

Torta de Pera Crocante. Receita: Cinthya Maggi Créditos da imagem: Lang

TORTA CROCANTE DE PERA
Rendimento: 12 porções com 160 calorias cada

Ingredientes

Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
2 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário
3 colheres (sopa) de margarina cremosa
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
1/2 colher (chá) de canela em pó
Recheio
4 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário
1/2 colher (chá) de canela
5 peras descascadas, sem sementes e cortadas em gomos grossos

Preparo
Coloque os ingredientes da massa em uma tigela e misture delicadamente até virar uma farofa. Reserve. Forre uma fôrma de fundo removível (22 cm de diâmetro) com metade da farofa.
Recheio. Em outra tigela, misture o adoçante e a canela. Acrescente as pêras cortadas, misturando bem.
Distribua o recheio sobre a massa. Por cima, espalhe o restante da farofa cobrindo toda a superfície. Pressione ligeiramente e asse por cerca de 40 minutos em forno médio (250◦C), pré-aquecido ou até ficar dourado. Se quiser, depois de frio, enfeite com morangos.

Dica: se quiser preparar a receita com açúcar, substitua o adoçante da massa por 4 colheres (sopa) de açúcar e a do recheio por 1/2 xícara (chá) de açúcar.