X

Receitas, Dicas e Comportamento

DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA

1 de março de 2013

Mamão com creme de iogurte e nozes

Você sabe o que é? Hoje, é comum os nutricionistas falarem que o paciente está inflamado. O que quer dizer isto? Na verdade, a inflamação começa com o corpo tentando se defender de algum problema e quando ele vive em estado inflamatório permanente começam os problemas.  Por exemplo, doenças cardiovasculares estão associadas à depósitos de gordura nas artérias que provocam inflamação. Com o tempo, estas paredes ficam mais fracas e quando acontece uma ruptura, o resultado é um enfarte, por ex. Por isto, alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e fast-food vão aumentar o processo inflamatório no corpo. Como evitar este problema? Com uma dieta anti-inflamatória!

 

Veja alguns alimentos que podem ajudar.

Gorduras:
As gorduras do tipo Ômega-3 tem agentes anti-inflamatórios potentes. Ex.: peixes de água fria como salmão, nozes, linhaça, óleo de canola e sementes de abóbora. O azeite e o óleo de uva também pode reduzir a inflamação.

Proteínas:
Carnes, aves, peixes, laticínios e leguminosas são boas fontes. Mas lembre-se que a carne vermelha gorda pode acelerar o processo inflamatório. Assim, escolha as carnes magras. Já a soja, tofu e leite de soja podem aliviar estes sintomas.

Carboidratos e Fibras:
Os carboidratos complexos (grãos integrais, hortaliças e frutas) são os ideais para reduzir os processos inflamatórios. Ex.: a aveia é rica em fibras que podem ajudar a controlar o colesterol. Outro exemplo é a quercetina, substância encontrada em maçãs, cebolas e chás.

Bebidas:
A água é fundamental para o funcionamento do corpo. Junto com a água, aumente a ingestão de líquidos como sucos naturais e chás.

Receita de Mamão com creme de iogurte e nozes

Mamão com Creme de Iogurte e Nozes
Rendimento: 4 taças 

 

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de mamão picado em cubos,
1 pote de iogurte natural desnatado,
2 colheres (sopa) de adoçante Xilitol ou Stevia em pó culinário,
2 colheres (sopa) de suco de laranja concentrado sem açúcar,
50 g de nozes picadas.

 

Preparo:
Coloque os cubos de mamão em 4 taças individuais. Em um recipiente misture o restante dos ingredientes. Coloque sobre o mamão e sirva.

Dica:
Se preferir, substitua o adoçante por 4 colheres (sopa) de açúcar.