X

Receitas, Dicas e Comportamento

ESFIHA FUNCIONAL

29 de julho de 2016

Esfiha de Legumes - Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Hoje, muitas pesquisas estão relacionadas aos poderes de certos compostos encontrados nos alimentos contra algumas doenças. Os chamados “alimentos funcionais”, que podem ser definidos como os alimentos que fornecem além das funções básicas nutricionais, algum benefício adicional, melhorando a saúde ou reduzindo o risco de doenças. Eles são conhecidos como fitoquímicos e estão presentes na maioria, em frutas e vegetais.

Só para você ter uma idéia, vamos dar algumas dicas de alimentos considerados funcionais e que podem fazer parte do seu dia a dia.
Prefira grãos integrais. São ricos em fibras que podem ajudar a reduzir o colesterol além de ideal para os diabéticos, por permitirem uma absorção mais lenta da glicose. Pães enriquecidos com aveia são importantes devido à presença da fibra solúvel beta-glucana que ajuda no combate ao colesterol elevado.

Abuse das hortaliças. Repolho, cebola, alho, salsão, pepino, couve-flor, brócolis, tomate, salsa, cenoura são alguns exemplos de alimentos que mostraram possuir benefícios para a saúde. Utilize-os em saladas, em refogados ou como complementos de massas e pães. Podem atuar como antioxidantes e também na prevenção de alguns tipos de câncer.

Os carotenóides, do qual o betacaroteno faz parte (cenoura, abóbora) atuam como antioxidantes e no sistema de defesa do organismo. As crucíferas contem mais de 100 compostos sulfurados que ajudam a combater doenças. No brócolis, por exemplo, encontra-se o sulfurofano que segundo alguns estudos pode ajudar a evitar alguns tipos de câncer. O indol, que também é um tipo de carotenóide encontrado na couve-flor, da família das crucíferas, exibiu propriedades anticarcinogênicas em animais.

Estes são apenas alguns exemplos. Assim, hoje tem uma esfiha de legumes deliciosa. Vamos para a cozinha?

Esfiha de Legumes - Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

ESFIHA DE LEGUMES
Rendimento: 25 unidades

Ingredientes

1 tablete de fermento para pão (15g)
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de margarina cremosa sem sal
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (chá) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de brócolis cozido em cubinhos
1 xícara (chá) de cenoura cozida em cubinhos
1 xícara (chá) de couve-flor cozida em cubinhos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (café) de sal
orégano a gosto

Preparo

Recheio
Refogue a cebola e o alho no azeite e junte os legumes. Polvilhe a farinha de trigo e adicione o leite e o sal. Mexa até engrossar bem. Misture o orégano e espere esfriar.
Massa
Dissolva o fermento no leite e junte o óleo, a margarina, o sal e a aveia. Vá acrescentando a farinha de trigo, misturando bem até ficar uma massa firme que desgrude das mãos. Coloque em uma tigela, cubra e deixe descansar por 30 minutos.
Pegue porções de massa, abra na palma da mão e recheie com a carne. Feche a massa, dando um formato de triângulo e deixe crescer mais 20 minutos. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos.