X

Receitas, Dicas e Comportamento

Frango de Bresse (Minha viagem à França 2019)

14 de outubro de 2022

Nesta viagem na França, fomos até Bresse, região famosa pela criação do Frango de Bresse, uma ave muito refinada e respeitada, e que segue regras rígidas na criação e comercialização.  Um anel na pata esquerda indica o nome e endereço do criador. Um selo na base do pescoço tem o nome do matadouro aprovado. Um rótulo específico de frango Bresse desfiado ou pronto para cozinhar. E a etiqueta e o logotipo AOP . (appellation origine protegée), ou Denominação de Origem Protegida.

O Frango Bresse é reconhecível pelas suas 3 cores: plumagem branca, pernas finas e lisas azuis e crista vermelha.

São tão famosos que tem até uma espécie de concurso de “beleza” todos os anos, entre janeiro e fevereiro. Este concurso se chama Glorieuses e todos os criadores se preparam o ano todo para a escolha dos melhores produtos. Depois de abatidos, retiram as penas, fazem manicure (incrível né?), são massageados e envoltos em uma espécie de Corset (um pano especial vegetal) e as penas da cabeça são lavadas e penteadas com secador e escova. No dia do concurso, o corset é retirado. O objetivo dessa prática é distribuir a gordura de forma homogênea nos músculos, o que torna a carne ainda mais macia. Agora estão prontos para a batalha!

E lá fomos para Bourg-en-Bresse, saborear o famoso prato Poule de Bresse à la Crème, no restaurante Brasserie Place Bernard.

A maioria dessas receitas tem o cogumelo Paris na composição mas o que comi não tinha. Assim, vou colocar esta versão. Mas tem que ser com o nosso frango né? Se for caipira melhor! Delicioso!

POULE DE BRESSE

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

2 coxas e 2 sobrecoxas de frango

Sal e pimenta a gosto

1 colher (sopa) de manteiga

1 cebola

2 dentes de alho

1 talo de salsão picado

1 xícara (chá) de vinho branco

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Preparo

Tempere o frango com o sal e a pimenta. Aqueça uma panela com a manteiga e doure os pedaços de frango. Retire e reserve. Na mesma panela, adicione a cebola, o alho e o talo de salsão. Deixe refogar por 5 minutos e adicione o vinho e o creme de leite. Quando começar a ferver, adicione o frango reservado, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até encorpar. Foi servido com arroz e legumes.

Dica: se quiser adicionar cogumelos, coloque 1 xícara (chá) picado junto com o frango dourado reservado no molho para encorpar.