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Receitas, Dicas e Comportamento

FRUTAS X OSTEOPOROSE

22 de janeiro de 2015

Bolinhas de melão com calda de acerola. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

As frutas são alimentos ricos em nutrientes e fibras. Estes alimentos estão associados com o baixo risco do desenvolvimento de doenças como as cardíacas e a hipertensão, entre outras além de assegurar o consumo adequado de micronutrientes.

No caso da Osteoporose, podemos combinar a riqueza de nutrientes que elas possuem com leites e derivados. Mas saiba quais frutas são mais ricas em cálcio ou em nutrientes que aumentam a absorção deste nutriente e prepare sucos e sobremesas rápidas para incrementar a sua alimentação.

Abacaxi – boa fonte de manganês, que ajuda na absorção de cálcio

Açaí – tem boa quantidade de cálcio (120mg por cada 100g de fruta)

Acerola/maracujá – ricos em vitamina C, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Banana – rica em vitamina B6 e magnésio que tem papel importante na prevenção da osteoporose.

Maçã/pêra – ricos em boro, que ajuda a fixação do cálcio nos ossos.

Melão – rico em Vitamina B6 que junto com o ácido fólico pode ajudar a prevenir a osteoporose

Kiwi – contém vitamina K que ajuda a aumentar a densidade mineral óssea em pessoas com osteoporose e a reduzir a incidência de fraturas.

E agora uma sobremesa light e refrescante para você prevenir a Osteoporose e ainda ficar bem hidratada(o). Eu fiz a versão com adoçante culinário para ficar mais light. se quiser fazer para as crianças ou para os diabéticos, substitua o adoçante por 4 colheres (sopa) de adoçante. Neste caso, fica com 120 calorias.

Se quiser dar um toque especial adicione um pouquinho de alecrim à calda.

 

MELÃO COM CALDA DE ACEROLABolinhas de melão com calda de acerola. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
Rendimento: 6 porções com 60 calorias cada

Ingredientes
Frutas
4 xícaras (chá) de melancia em cubos
Calda de Acerola
1 xícara (chá) de suco acerola (se quiser substitua por abacaxi ou laranja)
2 colheres (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de adoçante em pó, próprio para forno e fogão.

Preparo
Frutas
Coloque as frutas em uma taça
Calda de Acerola
Misture os ingredientes e leve ao fogo para engrossar. Espere esfriar e coloque sobre os cubos. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Dica: se preferir, faça bolinhas de melão com o auxílio de um boleador.