X

Receitas, Dicas e Comportamento

JUNGFRAUJOCH/SUIÇA (Minha Viagem à Alemanha 2022)

2 de março de 2023

Passeio memorável quando estivemos em Interlaken, visitando o amigo Andreas. O Jungfraujoch, é um dos picos mais altos da Suíça. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, você chega lá pela estação de trem mais alta da Europa. Como é maravilhosa a rede de trens pela Suíça. Você chega praticamente em todos os lugares. E assim, saímos de Interlaken até a estação de Grindewald.

E de lá subimos de teleférico até 2500 metros para pegar o trem que nos levaria até os 3700 metros da estação onde fica o complexo. Fomos só nos dois, eu e Peter nesta subida incrível e emocionante, o teleférico em formato de esfera de vidro, onde a gente aprecia toda a vista, com certo medo e sensação de ser um grãozinho no meio de tudo isso. Quando você chega lá, pega outro trem que sobe dentro da rocha, em um túnel de mais de 9 km. Em alguns lugares, o trem para pois  janelas foram abertas na montanha deixando a gente vislumbrar toda aquela maravilha. Conforme vamos chegando ao topo, dá uma sensação estranha, com as pernas meio bambas e o coração mais acelerado. E se você gosta de neve, é uma das montanhas da Suíça com neve durante todo o ano.

Chegando lá, começamos nossa aventura indo para a parte de fora, o terraço SPHINX onde você encontra paisagens deslumbrantes. Estava -5℃ mas dava para suportar bem. A recepção dos pássaros negros de bico amarelo (os Alpendole) é incrível e eles não tem medo e são até agressivos, chegando chegar bem perto tentando fazer você dar algum alimento para eles. Como conseguem voar tão alto?

Outro lugar incrível é o palácio de Gelo, muito frio mas com várias esculturas e um corrimão mais gelado que o gelo!

Foto: Rafael Carvalho

Pudemos observar também os helicópteros que chegam para trazer mantimentos para os restaurantes, mas não podem pousar! Então descem caixas até uma plataforma, no ar!

Um dos pratos típicos dessa região é o Älplermagronen, um macarrão com creme de queijos, toucinho e muita cebola frita acompanhado de purê de maçãs. De lembrança, fiquei com uma caneca linda e uma luva! Quer a receita?

ÄLPLERMAGRONEN

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

300g macarrão (pode ser o penne)

200g toucinho picado, sem gordura

2 cebolas médias picadas

2 batatas médias em cubos

2 dentes de alho amassados

100g queijo gruyere

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Para acompanhar

Cebolas fritas

Purê de maçãs.

Preparo

Cozinhe a massa em bastante água fervente com sal. Escorra. Cozinhe as batatas, sem deixar amolecer demais. Coloque o toucinho na panela e frite com a cebola e o alho. Junte o macarrão e as batatas. Adicione o creme de leite fresco e o queijo ralado e mexa até ficar cremoso. Sirva com as cebolas fritas e com purê de maçã.

Para as cebolas, corte 2 cebolas em fatias finas e tempere com 1 colher (café) de sal e polvilhe com 1 colher de sopa de farinha de trigo. Frite em óleo quente, escorra bem e utilize.

Hora de ir embora. Voltamos por um caminho diferente, sem pegar o teleférico. Descemos para uma estação para pegar o trem para Lauterbraunen, perdemos o trem e esperamos outro que ainda passou por Wengen, que fomos uma outra vez e apreciamos um casal de chineses fazendo fotos de casamento, ela com um vestidinho leve no meio daquele gelo!

E olha que interessante. Do complexo até a primeira parada, a maioria das pessoas dormem! Acho que é a altitude!

Se forem à Suiça, não deixem de conhecer!