X

Receitas, Dicas e Comportamento

LANCHONETE, PODE?

7 de outubro de 2013

Calzone de Pão Pitta. Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Quando estamos controlando a nossa dieta, o assunto lanchonete normalmente é proibido, pois sabemos que suas guloseimas são ricas em gorduras e calorias. Mas na semana das crianças, é inevitável levantar esta questão. Será que podemos saborear estas delícias de forma inteligente?

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que os fast-food fazem parte da vida da gente, principalmente se temos crianças em casa. Mas o que não pode ser feito, até porque os índices de obesidade infantil estão crescendo cada vez mais, é acostumar nossas crianças, ou mesmo a gente a este tipo de alimentação como um hábito. Veja a tabela nutricional de alguns sanduíches.

McDonald’s (unidade) Calorias Proteínas (g) Carboidratos (g) Gorduras (g)
Big Mac TM 494 25 40 26
McChicken TM 424 18 39 22
Hamburger TM 245 13 29 8,5
Cheeseburger TM 296 15 30 13

Se você come um Big Mac, por exemplo, e costuma consumir 2500 calorias por dia, onde o certo seria comer até 80g de gorduras, você estará consumindo 25g de gorduras que corresponde à 32% do que você deveria comer por dia.

Agora, imagine se você consome bem menos que as 2500 calorias que são consideradas. Em uma dieta de 1800 calorias por dia, a quantidade de gorduras ideal seria até 50g, então este sanduíche corresponderia à 50% das gorduras que você deve comer por dia.

Tudo bem que de vez em quando a gente tem vontade de virar criança e ir à uma lanchonete, mas acho legal você saber  como funciona, principalmente se você tem filhos.

De todo modo, que tal preparar um sanduíche caprichado em casa? Reúna as crianças e coloque todo mundo na cozinha. Gosto muito do pão sírio tipo Pitta, que é leve e fica parecendo bem maior em relação aos outros sanduíches. Se incrementar com ingredientes ricos em fibras como o milho fica melhor ainda. Inventei este “calzone” de pão sírio, que nada mais é que o pão dobrado por cima do recheio. Aí você come menos pão e fica com visual super bonito.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Calzone-de-Pao-Pitta-POSTADO-X.jpg

Foto: Lang

CALZONE DE PÃO PITTA
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
1 pão tipo Pitta grande,
Recheio
60 g de peito de peru defumado picado,
4 colheres (sopa) de milho verde,
1 tomate sem pele e sem sementes picado,
Orégano a gosto,
60 g de mussarela light ralada.

Preparo
Misture os ingredientes do recheio. Abra o pão em duas partes e distribua o recheio entre eles. Dobre o pão sobre o recheio, dando o formato de um calzone. Prenda com palitos e leve ao forno quente por cerca de 15 minutos para esquentar bem. Retire e sirva na hora.