X

Receitas, Dicas e Comportamento

MAMÃE DIABÉTICA

6 de maio de 2014

Torta de Frutas Surpresa. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

É importante lembrar que o controle do Diabetes não pode ser alcançado sem uma dieta adequada. Em homenagem às mamães diabéticas, veja algumas dicas para manter a glicemia em ordem:

Mantenha o peso adequado. A perda de peso é um fator importante no controle do diabetes tipo 2, pois o excesso de gorduras diminui a habilidade do corpo em usar sua própria insulina.

Pratique atividade física com orientação médica. Não faça qualquer atividade em jejum

Mantenha os níveis de gorduras e colesterol em ordem. Para isso, evite gorduras saturadas e dê preferência às monoinsaturadas, presentes em grande quantidade no azeite de oliva, por exemplo. Alimentos gordurosos e frituras não são indicados pois diminuem a absorção de glicose e ainda podem aumentar o colesterol.

Distribua a alimentação em 5 ou 6 refeições durante o dia, com horários regulares e nunca pule refeições. O ideal é alimentar-se com intervalos de três horas

Consuma de 2 a 5 porções de frutas por dia e 3 a 5 porções de hortaliças pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, ajudam a diminuir as calorias das receitas.

Inclua leguminosas na alimentação, pois além de serem as melhores fontes de proteínas vegetais permitem um melhor controle glicêmico por conterem fibras que tornam mais lenta a absorção de carboidratos, o que diminui ou evita o pique glicêmico.

Mas lembre-se que a moderação no caso do diabetes é importantíssima pois se consumir os alimentos adequados mas em quantidades exageradas, não vai obter bons resultados e o controle da glicemia não vai ser alcançado.

E para adoçar a semana das mães, uma sobremesa feita com adoçante em pó culinário e frutas para diminuir as calorias. Se você ou sua mãe também não podem consumir o glúten, veja depois da receita a opção sem ele.

Coloquei a pimenta biquinho para dar um visual exótico, além de deixar a sobremesa ligeiramente picante, mas sem aquele ardor característico. Ouse!

Torta de Frutas Surpresa. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
SOBREMESA SURPRESA
Rendimento: 12 porções com 130 calorias cada

Ingredientes
Massa
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo,
4 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário,
1 ovo,
1/2 xícara (chá) de leite desnatado,
1 colher (sopa) de margarina cremosa sem sal,
1 colher (chá) cheia de fermento em pó,
1/2 colher (café) de canela em pó,
Calda de Frutas
3 maçãs em gomos, com casca
1/2 xícara (chá) de suco de laranja,
½ xícara (chá) de adoçante em pó culinário,
4 colheres (sopa) de pimenta biquinho,
2 bananas nanica em rodelas,
Cobertura
100 g de chocolate dietético em pedaços.

Preparo
Bata os ingredientes da massa. Coloque em uma forma de fundo removível média untada e leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 30 minutos ou até crescer e dourar. Reserve.
Misture a maçã, o suco de laranja, o adoçante e a pimenta biquinho e deixe cozinhar por 10 minutos, em fogo baixo. Adicione a banana, deixe mais 2 minutos, retire e espere amornar. Retire a massa da forma e coloque em um prato de servir.
Cubra com a calda de frutas.
Derreta o chocolate em banho-maria e coloque sobre a torta fazendo desenhos com o auxílio de um garfo. Sirva morna ou fria.

Sem glúten: substitua a farinha de trigo por farinha de arroz