X

Receitas, Dicas e Comportamento

NATAL: PERU COM MARACUJÁ

17 de dezembro de 2013

Peito de peru ao molho de maracuja. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O peru era chamado de “galinha indiana” pelos conquistadores espanhóis quando começaram a explorar o Novo Mundo e chegaram ao México, pensando que ainda estavam nas Índias.
Passou a ser o símbolo do Natal para os europeus e brasileiros e para os americanos o do Dia de Graças, festejado no dia 22 de novembro onde se faz uma homenagem à ave que salvou da fome os primeiros imigrantes.

A principal característica desta carne é a sua boa digestibilidade. A quantidade de gordura varia dependendo da parte do animal escolhida. As coxas possuem maior quantidade de colesterol e gordura do que o peito, que é considerada a parte mais magra. Mas desde que se retire a pele, são ambas escolhas saudáveis . É a maior de todas as aves comestíveis e pesa em média de 4 a 7 Kg. Na hora do preparo, cuidado, pois a maioria já vem temperado. Portanto coloque seu tempero a gosto mas não adicione mais sal.

Hoje, muitas pessoas preferem preparar o peito de peru pois tem aproveitamento total e não leva tanto tempo no forno. Além disso, a maioria gosta da carne branquinha e tenra do peito. Existem centenas de receitas com ele, usando diferentes técnicas de preparo, cujo principal cuidado é evitar o ressecamento. Normalmente é temperado e assado primeiro coberto com papel alumínio por cerca de 1 hora, dependendo do tamanho e depois retirado o papel para dourar. O rendimento também é bom. Um peito pode chegar à 2 kg, tendo um rendimento para até 12 pessoas.

Hoje, trouxe uma receita tropical feita com maracujá. Fica interessante o contraste do azedinho da fruta no molho. Aproveite!

Peito de peru ao molho de maracuja. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

PEITO DE PERU AO MOLHO DE MARACUJÁ 

Rendimento: 10 porções 

Ingredientes
1 peito de peru (aproximadamente 1,5 kg),
2 dentes de alho amassados,
1 colher (café) de manjerona,
1 pitada de pimenta-do-reino branca,
1 xícara (chá) de vinho branco seco,
1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado,
2 colheres (sopa) de mel,
1 colher (chá) de óleo de canola,
1 colher (sopa) de farinha de trigo.

Preparo
Misture o alho, a manjerona, a pimenta, o vinho, o suco de maracujá e o mel e regue o peito de peru. Deixe tomar gosto por 2 horas. Unte uma assadeira com o óleo, coloque o peito de peru e regue com metade da marinada. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por uma hora ou até que fique macio. Retire o papel-alumínio e deixe-o no forno para que doure. Retire do forno e coloque-o em uma travessa. Na mesma assadeira, coloque o restante da marinada e a farinha de trigo dissolvida em 1/2 xícara (chá) de água. Leve ao fogo e vá mexendo até engrossar. Regue o peru e salpique a salsa.