X

Receitas, Dicas e Comportamento

NHOQUE: DIA DA SORTE!

29 de abril de 2013

Nhoque de forno - Receita: Cinthya Maggi

Hoje é dia de nhoque! Esta crença de que comer este delicioso prato da cozinha italiana dá sorte, já está na cabeça de todo mundo e do jeito que a coisa anda, não custa tentar. Nhoque: Dia da Sorte!

Dizem que tudo começou com São Pantaleão, em um dia 29 de dezembro, que vestido de mendigo pediu um pouco de comida em uma casa que tinha muitas pessoas. Elas aceitaram dividir o que tinham para o coitado não morrer de fome. E depois que ele foi embora, descobriram que embaixo dos pratos tinha um monte de dinheiro.

Se é verdade, não sei, mas não custa fazer este ritual que funciona assim: coloque uma nota (eu faço com dolar) embaixo do prato, coloque 7 nhoques, e comece a comer, fazendo um pedido para cada um deles e depois, coma o que quiser.

Conselho: este prato é uma delícia, mas normalmente engorda legal se você exagerar. Portanto, acompanhe este prato com uma salada. O ideal seria comer os 7 nhoques, continua com a saladinha e depois consuma mais um pouco. Desta maneira, você agrega alimentos que fazem bem e ainda se controla para não perder o controle, rsrsrs.

E agora fique com este nhoque que é assado, e muito fácil de fazer. Bom apetite!

Nhoque de forno

Nhoque de forno

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
500g de batatas cozidas e amassadas,
1 ovo,
1 colher (café) de sal,
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo,
150g de queijo minas em cubinhos.

Molho:
1 colher (sopa) de azeite de oliva,
1 cebola,
2 dentes de alho amassados,
4 tomates sem pele e sem sementes, bem picado,

1/2 xícara (chá) de água,
1 colher (café) de sal,
Folhinhas de manjerona a gosto.

Preparo:
Misture as batatas, as claras, o sal e a farinha. Faça pequenas bolas, recheando com o queijo minas. Coloque em um refratário untado com azeite e leve ao forno  médio (180ºC), por cerca de 20 minutos.

Aqueça o azeite em uma panela antiaderente e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates, a água, o sal e a manjerona. Deixe apurar em fogo baixo. Coloque o molho sobre os nhoques assados e deixe mais 10 minutos.  Retire, e se quiser, salpique queijo parmesão na hora. Sirva.