X

Receitas, Dicas e Comportamento

O QUE É A DIETA RAVENA

31 de março de 2015

Iscas de frango e vegetais. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Todo mundo está falando sobre esta dieta que emagreceu a presidente Dilma e que tem resultados rápidos. Parece perfeita, não é? Será?

Idealizada pelo psiquiatra Maximo Ravena, é uma dieta bem restritiva com cerca de 800 a 1200 calorias por dia. Ele também faz uma abordagem multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos, professores de educação física, etc, o que é bom e o principal objetivo é consumir alimentos com baixo índice glicêmico, priorizando frutas, vegetais, grãos integrais e restringindo arroz, pães e batatas por exemplo. Até aí tudo bem, mas ela deve ser feita com acompanhamento profissional, pois na maioria das vezes, o consumo dos alimentos fica abaixo do que a pessoa precisa e podem aparecer problemas de saúde.

São quatro refeições diárias, com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Sempre as refeições começam com um caldo quente ou sopinha leve. No café da manhã, depois do caldo, normalmente se consome iogurte e frutas ou uma vitamina com leite e frutas.

Já nas refeições principais, além do caldo, um prato de sobremesa de salada seguido de um grelhado que pode ser frango ou peixe ou mesmo carne. Para acompanhar, legumes cozidos. Pode arroz integral também. E de sobremesa uma fruta pequena.

Enfim, o grande problema é que as pessoas ouvem falar de uma dieta e já começam a fazer tudo sozinha sem orientação. Ainda acho que a melhor maneira de se alimentar é ingerindo todos os grupos de alimentos, mas com moderação. De todo modo, ela prioriza a atividade física com a alimentação, que é o certo. Então, seja esta ou qualquer outra dieta, procure orientação de um especialista para que você atinja o seu objetivo.

Fique com esta sugestão para o seu almoço.

Iscas de frango e vegetais. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

ISCAS DE FRANGO COM VEGETAIS
Rendimento: 4 porções com 150 calorias

Ingredientes
400 g de filé de frango cortado em tirinhas
1 colher (café) de sal
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de óleo de canola
1 pimentão vermelho em tirinhas
1 cenoura em tirinhas
1/2 xícara (chá) de vagens cortadas em 3 partes.
2 colheres (sopa) de molho de soja
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

Preparo
Tempere o frango com o sal e o alho. Aqueça uma panela grande antiaderente e doure as tirinhas de frango. Acrescente os vegetais, abaixe o fogo e vá mexendo até amaciar, se necessário, pingue água de vez em quando. Misture o molho de soja e deixe até apurar. Retire, salpique a cebolinha e sirva na hora.