X

Receitas, Dicas e Comportamento

O QUE É O AÇÚCAR DE COCO

11 de fevereiro de 2015

Bolo de Lanche. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Popular em países do sudeste da Ásia, a primeira vista parece um açúcar mascavo por causa da cor de caramelo. Ele é extraído das flores do coqueiro e aquecido até ficar um caramelo espesso. Depois é quebrado em pequenos cristais.

Começou a ser comercializado no Brasil há pouco tempo como sendo uma alternativa mais nutritiva do que o açúcar comum. Na verdade, não temos ainda muitos estudos científicos sobre este assunto, mas o que já se sabe é que ele contém mais nutrientes do que o açúcar comum como boa quantidade de potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, entre outros.

Um ponto interessante é que ele tem um índice glicêmico mais baixo que o açúcar, quase 50%. Isto significa que ele entra no seu corpo de uma maneira mais lenta, mantendo os níveis de glicemia mais estáveis. É bom também para ajudar a evitar a obesidade e para quem faz atividade física pois mantém melhor o gasto de energia.

Mas cuidado, pois tem boa quantidade de calorias. Cerca de 16,5 calorias por cada colher de chá contra 19 calorias do açúcar refinado, ou seja praticamente as mesmas do açúcar. A vantagem é que não sofre nenhum tipo de refinação, sendo 100% natural.

Mas ele é mais caro também. Por 250g você vai pagar entre 25 e 30 reais. Mas você pode alternar  com outros açúcares também e consumir ocasionalmente.

Você pode usar em suas receitas como está acostumado com o açúcar, na mesma proporção ou menos, dependendo do seu paladar.

Então vamos preparar um bolo super prático com ele?

Bolo de Lanche. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BOLO DE LANCHE
Rendimento: 16 unidades com 150 calorias cada

Ingredientes
3 ovos
2 colheres (sopa) de margarina cremosa sem sal
1 xícara (chá) de açúcar de coco
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de aveia
1/4 de xícara (chá) de café forte
½ xícara (chá) de leite semidesnatado
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 g de castanha-do-pará picada
grãos de café para enfeitar (opcional)

Preparo

Bata os ovos, a margarina, o açúcar de coco e a baunilha em uma batedeira até ficar cremoso. Retire e adicione a farinha de trigo, a farinha de aveia, o café, o leite e o fermento em pó. Acrescente as castanhas e coloque em uma assadeira pequena retangular untada. Asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva cortado em quadrados.

Dica: se quiser, reserve 2 castanhas do Pará e bata em um processador com 2 colheres de sopa de farinha de aveia e 2 grãozinhos de café para polvilhar sobre o bolo.
Se não gostar de café, substitua o café da receita pela mesma quantidade de leite.