X

Receitas, Dicas e Comportamento

POSSO COMER BISCOITOS?

13 de fevereiro de 2014

Biscoito de laranja. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Na hora do lanche, sempre nos lembramos deles. Com sucos, cafés e chás, são um ótimo complemento. Mas será que engordam muito? Existe uma opção ideal?

 

Quando pensamos em dieta o biscoito água e o biscoito água e sal são preferidos pois tem fama de engordar menos. Será que é mesmo assim? Dei uma olhadinha no supermercado para ver quantas calorias tem estes biscoitos. Vamos lá.

♣       Biscoito Água e Sal – 2 unidades – 56 calorias

♣       Biscoito Água – 2 unidades – 56 calorias

♣       Biscoito Água e Gergelim – 2 unidades – 86 calorias

♣       Biscoito Aveia e Mel – 2 unidades – 60 calorias

♣       Biscoito Cream Cracker – 2 unidades – 56 calorias

♣       Biscoito de Polvilho – 4 bastões grandes (15g) 66 calorias

♣       Biscoito Champanhe – 2 unidades – 60 calorias

♣       Biscoito Maisena – 2 unidades – 42 calorias

 

Como vocês podem ver,  os biscoitos Água e Água e Sal, Água e Cream Craker têm o mesmo número de calorias, sendo que o Cream Cracker sempre foi considerado pela maioria como sendo um biscoito mais calórico. A quantidade de gorduras do Água e Gergelim é maior por causa do gergelim, que é rico em gorduras polinsaturadas, mas que são mais benéficas para o organismo. O de polvilho também é legal pois como é leve, compensa em termos de quantidade x calorias.

Os biscoitos doces têm praticamente as mesmas calorias do que os salgados. Veja que o biscoito champagne tem poucas calorias também. Portanto de vez em quando, se não for diabético(a), substitua o biscoito salgado pelo doce (os mais simples) quando estiver com muita vontade. Esqueça os recheados pois as gorduras estão presente em maior quantidade.

 

E que tal fazer biscoito em casa? Este de laranja é super fácil de fazer e você ainda pode enfeitar com geleia e salpicar semente de linhaça ou de gergelim se quiser, para ficar mais nutritivo pois a linhaça é rica em ômega-3 e o gergelim, cálcio. Fiz com adoçante em pó culinário para os diabéticos poderem curtir, mas deixo depois da receita,  a versão com açúcar.

Biscoito de laranja. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BISCOITO DE LARANJA
Rendimento: 50 unidades 

 

Ingredientes
1 ovo
4 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante Xilitol em pó
1 colher (chá) de fermento em pó,
3 colheres (sopa) de suco de laranja,
1 colher (chá) de raspas de laranja,
100 g de manteiga sem sal,
1 xícara (chá) de fubá mimoso,
1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo,
Para cobrir
4 colheres (sopa) de geléia de laranja dietética,
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça.

 

Preparo
Coloque o ovo ligeiramente batido em uma tigela com o açúcar ou adoçante, o suco de laranja, as raspas, a manteiga e o fermento em pó. Mexa bem e adicione o fubá. Mexa mais um pouco e acrescente a farinha de trigo. Misture os ingredientes até formar uma massa firme. Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa e corte os biscoitos (5 cm de diâmetro). Leve ao forno médio (180°C), até assar, sem deixar escurecer demais. Retire, passe uma camada fina de geléia de laranja e salpique as sementes de linhaça.

 

Dica: mastigue bem as sementes de linhaça para melhor aproveitamento nutricional