X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: BOLINHOS DE MANDIOCA

4 de março de 2014

Bolinhos de mandioca com carne seca. Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

Vocês que estão curtindo o carnaval com os amigos e precisam consumir alimentos sem glúten também podem aproveitar a festa fazendo este petisco bem brasileiro. Esta versão é feita com mandioca e para dar o ponto, a santa farinha de arroz que tem substituído muito bem a farinha de trigo.

Como já comentei outro dia, já existe no mercado a farinha de rosca sem glúten, mas se não encontrar use a farinha de mandioca em substituição.
Como sou light, fiz estes bolinhos no forno para diminuir as calorias, mas se não resistir frite em óleo abundante e escorra em papel absorvente.

Bolinhos de mandioca com carne seca. Receita Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

 

BOLINHOS DE MANDIOCA COM CARNE SECA
Rendimento: 20 porções com 90 calorias cada

Ingredientes
Recheio
300 g de carne seca,
1 cebola picada,
1 dente de alho amassado,
1 colher (chá) de azeite de oliva,
4 colheres (sopa) de purê de tomates,
1/4 xícara (chá) de água,
1 colher (chá) de sal,
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado,
Massa
1 xícara (chá) de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite
250 g de mandioca cozida e espremida
1 colher (café) de sal
1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
Para empanar
1 ovo
Farinha de rosca SEM GLÚTEN suficiente para empanar (cerca de 1 xícara)
2 colheres (sopa) de óleo para pincelar

Como fazer
Recheio
Coloque a carne seca em um recipiente com bastante água em local refrigerado. Deixe por 24 horas, trocando a água 5 vezes. Lave a carne e cozinhe em panela de pressão por cerca de 30 minutos. Retire, espere esfriar e desfie a carne.
Refogue a cebola, o alho e a carne no azeite. Junte o purê de tomates, a água e o sal. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até encorpar. Retire, misture o cheiro-verde e deixe esfriar.
Massa
Coloque em uma panela o caldo de legumes, a margarina a mandioca e o sal. Quando ferver, adicione a farinha de arroz de uma só vez, e misture bem até soltar da panela. Retire, coloque em um recipiente untado e deixe esfriar.
Montagem
Pegue um pouco de massa, abra na mão, coloque o recheio e feche formando uma bolinha. Bata o ovo ligeiramente com o auxílio de um garfo. Passe os bolinhos e empane na farinha de rosca sem glúten ou de mandioca. Coloque em uma assadeira antiaderente untada com metade do óleo, pincele com o restante do óleo e leve ao forno quente (200ºC), por cerca de 30 minutos, virando no meio do cozimento. Sirva imediatamente.

Dica: se quiser faça com caldo de legumes com menos gorduras que você encontra no mercado, em tabletes ou sachês.