X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: MUFFIN

24 de junho de 2014

Muffin de banana e nozes. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O Muffin é um bolinho de origem inglesa, bem simples de fazer e que pode incorporar frutas, cereais, etc. Normalmente os ingredientes são todos misturados e assados em forminhas altas, e consumidos no café da manhã ou lanche.

Como hoje é dia de receita mággica sem glúten, vamos fazer com farinha de arroz e fécula de batata. Ele vai ser enriquecido com banana e suco de maçã e fica delicioso.

Nutricionalmente a banana é muito conhecida por seu alto teor de potássio, importante para quem faz atividade física e por seu teor de vitamina B6, que também ajuda na recuperação muscular após treinos mais intensos pois evita a perda de massa muscular e ainda potencializa a absorção de zinco, importante na recuperação de tecidos e na ação do sistema imunológico. Também contém triptofano, um aminoácido envolvido na produção de serotonina, substância responsável pelo humor e pelo bem estar, ácido fólico e fibras.

Se você não gostar de banana, substitua as 3 bananas por 3 maçãs ou peras que você pode bater com o suco de maçã para ficar em pedaços menores.

Você pode congelar ele pronto, em caixas plásticas e comer quando quiser. Tirando do freezer, ele descongela em 30 minutos, em temperatura ambiente. Só não esqueça de descongelar tampado para não ficar molhado.

Vou deixar a versão sem açúcar depois da receita, se você for diabético(a).
Então vamos lá.

Muffin de banana e nozes. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

MUFFIN DE BANANA E NOZES
Rendimento: 12 unidades com 180 calorias cada

Ingredientes
Massa
1 xícara (chá) de farinha de arroz,
1 xícara (chá) de fécula de batata,
½ xícara (chá) de açúcar mascavo,
1 colher (sopa) de fermento em pó,
1 colher (café) de canela em pó,
3 bananas nanica médias amassadas,
1 xícara (chá) de suco de maçã,
3 colheres (sopa) de óleo de canola,
1 colher (café) de essência de baunilha,
1 ovo,
Cobertura
½ xícara (chá) de nozes moídas grosseiramente,
1 colher (sopa) de açúcar mascavo.

Preparo
Bata todos os ingredientes da massa em uma batedeira. Coloque em forminhas de muffins untadas com margarina e polvilhadas com farinha de arroz.
Misture os ingredientes da cobertura e distribua sobre a massa e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

Diabéticos: substitua o açúcar mascavo da massa e o da cobertura pela mesma quantidade de adoçante em pó culinário. O suco de maçã também deve ser light, sem açúcar. Neste caso, fica com 145 calorias cada.