X

Receitas, Dicas e Comportamento

RECEITA MÁGGICA: TRIGO SARRACENO NÃO TEM GLÚTEN

19 de junho de 2013

Nativo da Ásia Central, o trigo sarraceno não contém glúten, sendo uma ótima opção para aqueles que não podem consumi-lo. Em grãos, é cozido como o arroz, usando para cada porção do grão, duas de líquido. Fica ótimo em ensopados, com aves e legumes ou em saladas.

Na forma de farinha pode ser misturado a outros cereais e grãos para fazer pães, panquecas, mingaus, etc.

É rico em flavonóides (rutina e quercetina), antioxidantes que protegem contra doenças. Mas, cuidado para quem é muito sensível pois ele pode conter traços de glúten, pois a moagem é feita por equipamentos que também processam outros produtos com glúten.

 

E para quem não pode consumir o glúten, prepare esta delícia. Com esta massa, você também pode fazer tortas, pastéis assados e variar o recheio.

Esfiha de ricota e sarraceno

Esfiha com ricota e sarraceno

Rendimento: 20 unidades 

 

Ingredientes:

Massa:
250 g de ricota amassada
1 ovo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cerca de 1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sarraceno

Recheio:
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 cebola batida
1/2 colher (café) de orégano seco
5 salsichas de frango bem picadinhas(250 g)
2 tomates picados sem pele e sem sementes
50 g de mussarela ralada

 

Preparo:
Misture a ricota, o ovo, o sal, a margarina, o amido de milho e o fermento em pó e vá acrescentando o trigo sarraceno até desgrudar das mãos. Deixe descansar coberto com filme plástico, por 30 minutos.

Aqueça o azeite em uma panela antiaderente e refogue a cebola e o orégano. Junte as salsichas, os tomates e deixe no fogo baixo, até apurar. Retire, espere esfriar e misture a mussarela.

Pegue porções de massa, abra na palma da mão e recheie. Feche a massa, dando um formato de triângulo e deixe crescer mais 20 minutos. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos.