X

Receitas, Dicas e Comportamento

SEMENTE DE LINHAÇA: VANTAGENS NUTRICIONAIS

17 de julho de 2018

Biscoitos de Linhaça e Centeio. Receita Cinthya Maggi Foto: Lang

A semente de linhaça é muito considerada na área nutricional por causa do seu alto conteúdo de ômega-3 e fibras. Mais de 70% de suas gorduras são de polinsaturados sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação e são conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol. E pode ajudar a manter o bom funcionamento do intestino

A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais.

Mas é muito fácil quebrar as sementes. Você pode fazer isto em um processador ou liqüidificador e não precisa moer até virar pó. Deixe-as ainda em pedaços. . As sementes são mais nutritivas que o óleo e podem ser utilizadas trituradas sobre saladas, em sucos, misturada à cereais, massas de pães e bolos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita.

Você pode consumir a dourada ou a marrom só não se esqueça que quando moída ou quebrada, pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la quando for utilizar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz.

E que tal fazer um biscoito integral, que vai ajudar a obter todos estes benefícios da linhaça? Anote!


BISCOITOS DE LINHAÇA E CENTEIO
Rendimento: 30 unidades

Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de farinha de linhaça
½ xícara (chá) de centeio
¼ xícara (chá) de azeite
1 ovo
1 colher (chá) de sal

Preparo
Coloque em uma tigela a farinha de trigo, a farinha de linhaça, o centeio e o sal. Faça uma cova no meio e adicione o ovo, o azeite e vá mexendo, adicionando algumas colheres de água se necessário para formar uma massa firme que desgruda das mãos. Abra a massa fina em mesa enfarinhada e corte em quadrados. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve ao forno médio (200◦C), pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até ficar firme e dourado. Retire e espere esfriar.