Receitas, Dicas e Comportamento
SÍNDROME METABÓLICA
28 de outubro de 2013
A Síndrome Metabólica é uma característica da nossa vida atual e que engloba uma série de problemas de saúde, podendo propiciar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
Segundo a American Heart Association, ela acontece quando aparecem 3 ou mais das seguintes características:
– Perímetro de cintura superior a 102 cm para os homens e 88 cm para as mulheres (“pneus na região da barriga”),
– Aumento dos triglicérides (superior a 150 mg/dl).
– Baixos níveis de HDL (bom colesterol), sendo inferior a 40 mg/dl para os homens e 50 mg/dl para as mulheres.
– Pressão arterial superior a 13/85.
– Glicose de jejum superior a 100 mg/dl.
– Ácido úrico elevado.
Porque isto acontece?
O alto consumo de alimentos ricos em carboidratos simples como doces, pães e alimentos ricos em farinha e açúcar aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e o organismo responde aumentando os níveis de insulina, além de desencadear a obesidade. Em excesso, chega uma hora que acontece a resistência à insulina. E se a pessoas consumir muita gordura na sua alimentação, não fizer atividade física e ainda fumar, os riscos aumentam ainda mais. E agora, o estresse também entrou nesta lista depois de alguns estudos mostrarem que esta condição joga algumas substâncias no nosso organismo devido à liberação de adrenalina, que poderia ajudar a desencadear a síndrome.
O que fazer para evitar:
– Consuma mais verduras, frutas e legumes que são ricos em fibras e vitaminas.
– Evite as gorduras saturadas como manteiga, leite integral, queijos e carnes gordas, frituras, creme de leite, etc.
– Prefira as gorduras monoinsaturadas como o azeite de oliva, óleo de coco, e as gorduras ricas em ômega 3 como os peixes de água fria (salmão, atum, etc).
– Reduza o consumo de sódio como o sal de cozinha, caldos em tablete, temperos prontos e alimentos industrializados em geral.
– Substitua os cereais refinados pelos integrais (arroz, farinha, pão, etc)
– Substitua os laticínios integrais pelos desnatados (leite, requeijão, iogurte)
– Pare de fumar
– Faça exercícios físicos regularmente
No começo pode ser difícil mudar os seus hábitos e seguir estas orientações, mas se você conseguir, você terá muito mais qualidade de vida para curtir a vida e viver com saúde!
Agora, uma receitinha bem light para uma segunda-feira. Acompanhe com arroz integral, brócolis cozido e salada de feijão branco e agrião.
ROLINHOS DE FRANGO
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
4 filés de frango (400g)
1 colher (café) de sal
4 tiras grossas de cenoura pré-cozidas
4 tomates sem pele e sem sementes
4 colheres (sopa) de vinho branco
Manjericão fresco picado a gosto
Preparo
Tempere os filés de frango com o sal e o alho e recheie cada um com 1 tira de cenoura. Enrole e prenda com palitos. Grelhe os rolinhos em panela antiaderente até que fiquem bem dourados. Bata os tomates e o vinho no liquidificador e regue os rolinhos. Salpique o manjericão, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até o frango amaciar e o molho encorpar. Retire, salpique mais manjericão, se desejar e sirva.