X

Receitas, Dicas e Comportamento

TROCAS INTELIGENTES: ABOBRINHA X MACARRÃO

26 de agosto de 2015

Canelone de Abobrinha e Abóbora. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

alimentação saudável nada mais do que aumentar o consumo de hortaliças, grãos e cereais integrais e diminuir gorduras e açúcares. Então porque é tão difícil evitar a obesidade e o controle do peso?

Um dos principais pontos é que as pessoas tendem a abusar de alimentos gordurosos, que por serem de elevada densidade energética, favorecem o depósito de gordura corporal.

Mas também as quantidades altas de carboidratos aumentam o valor calórico total da dieta. Quer um exemplo? Alguns alimentos pobres em gorduras não são necessariamente de baixas calorias pois podem esconder calorias extras na forma de açúcares. Ex: Pão elaborado com pouca gordura mais rico em farinha e açúcar.

O nível de atividade física também está muito ruim. Assim, para controlar e tratar a obesidade é importante uma revisão dos hábitos alimentares.

Uma dica legal, além da diminuição da gorduras e de carboidratos simples como farinha de trigo e açúcar na alimentação, é escolher alimentos densamente nutritivos, ou sejam que tenham muitos nutrientes e poucas calorias. É o caso das hortaliças.

Então, que tal usar a abobrinha no lugar do macarrão para uma refeição mais light? Este canelone de abobrinha é uma delícia e tem muito menos calorias do que se fosse feito com massa. Vamos lá?

Canelone de Abobrinha e Abóbora. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
CANELONE DE ABOBRINHA E ABÓBORA
4 porções com 180 calorias cada

Ingredientes

8 fatias finas de abobrinha cortadas no sentido do comprimento
Recheio
1 xícara (chá) de abóbora cozida e amassada
1 xícara (chá) de ricota amassada
salsa e manjericão picados
1 colher (café) de sal
Molho
1 cebola pequena ralada
1 colher (chá) de azeite
4 tomates sem pele e sem sementes batidos no liquidificador
1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas
Salsa picada a gosto

Preparo
Afervente rapidamente as fatias de abobrinha.
Misture os ingredientes do recheio e recheie as fatias de abobrinha. Enrole e coloque em um refratário. Para o molho, refogue a cebola no azeite e junte o tomate, as azeitonas e o sal. Deixe encorpar. Coloque sobre a abobrinha e leve ao forno quente (250ºC), por cerca de 10 minutos.