X

Receitas, Dicas e Comportamento

TROCAS INTELIGENTES: ARROZ DE CARRETEIRO

15 de abril de 2013

Arroz carreteiro

O nome desta receita vem do Rio Grande do Sul em homenagem aos carreteiros, responsáveis pela cozinha  dos tropeiros quando levavam o gado pra cima e pra baixo. O arroz e a o charque não estragavam fácil, daí a sua importância. Como era um prato rico em carboidratos (arroz), gorduras (bacon) e proteínas (charque), ajudavam a manter a energia necessária para esta tarefa árdua.

Mas os tempos mudaram e hoje, podemos nos deliciar com este prato mas de forma mais saudável.

 

Nesta receita típica brasileira podemos reduzir o teor de gorduras . Para isto, a quantidade de carne seca foi diminuída e foi acrescentado o chuchu que aumenta o rendimento e diminui as gorduras e calorias. A receita original tem cerca de 420 calorias por porção. Nesta conseguimos reduzir para 250 calorias a porção. Bom proveito!

Arroz de carreteiro light

Foto: Lang

ARROZ DE CARRETEIRO LIGHT
Rendimento: 6 porções

 

Ingredientes:
500 g de carne seca magra,
1 cebola picada,
1 colher (sopa) de azeite de oliva,
1 xícara (chá) de arroz,
1 chuchu médio descascado e ralado,
2 tomates maduros, sem pele e sem sementes,
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado.

 

Preparo:
Deixe a carne seca de molho em bastante água, durante 24 horas em local refrigerado, trocando a água no mínimo 5 vezes. Lave bem a carne e cozinhe em panela de pressão. Deixe esfriar e desfie. Aqueça uma panela antiaderente e refogue a cebola no azeite. Junte o arroz, o chuchu e o tomate. Junte a carne seca e adicione 2 xícaras (chá) de água fervente. Deixe a panela semi tampada e cozinhe até secar. Retire, adicione o cheiro-verde e deixe tampado por 10 minutos antes de servir.

 

Dica:
Você já encontra a carne seca desfiada e dessalgada no supermercado, em caixinhas. É uma delícia!