Através do blog, você poderá acompanhar dicas de gastronomia, receitas e obter informações nutricionais, para devagarinho mudar os seus conceitos em alimentação. Você verá que pequenas mudanças trarão um resultado incrível!  Curta as novidades e compartilhe do meu sonho de mostrar como conquistar a qualidade vida. Acredite!

Veja mais

Aspargo é tudo de bom!

Postado em 04/11/2014 às 09:11.

Da família do lírio comestível, o aspargo provavelmente é originário da região oriental do Mediterrâneo e outras áreas da Ásia Menor. Pode ser de três tipos: branco, violeta e verde, sendo o mesmo aspargo colhido em épocas diferentes.

O branco, como é colhido quando começa a sair da terra não fica exposto ao sol. O violeta fica exposto alguns centímetros fora da terra à luz solar e o verde é colhido depois de aflorar completamente, recebendo toda a ação da clorofila. Cozido, em água ou vapor, pode ser utilizado em saladas ou como componente de sopas, cremes, ensopados, gratinados, etc.

O aspargo fornece muitos nutriente essenciais. É rico em ácido fólico, além de conter Vitamina C, Vitamina A e boa quantidade de fibras, além de ser uma boa fonte de proteína vegetal. Além disso 100g de aspargos contém apenas 25 calorias. Aproveite, é super light! Mas apesar de todas estas vantagens, pessoas que sofrem de Gota devem evita-los, pois contêm purinas, substâncias que podem precipitar uma crise dolorosa da doença.

Para preparar o aspargo fresco, ele deve ser raspado, retirando-se a parte fibrosa que o envolve. Isto pode ser feito com uma faca, raspando-o no sentido do comprimento. Deve ser cozido em água com sal e algumas gotas de limão. Mas se você preferir, você encontra também o aspargo em conserva, tanto o branco como o verde.

E agora uma receitinha simples que adoro!

Aspargos ao molho oriental. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

ASPARGOS AO MOLHO ORIENTAL
Rendimento: 4 porções com 120 calorias cada

Ingredientes
16 aspargos frescos
Molho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho bem picados
1 xícara (chá) de suco natural de laranja
4 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de gergelim preto

Preparo
Raspe os aspargos e coloque em uma panela grande com água fervente. Deixe cozinhar até amaciar e escorra.
Molho
Aqueça o azeite e refogue o alho. Junte o suco de laranja, o molho de soja e o amido de milho. Deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo. Acomode os aspargos cozidos em um prato, regue com molho e salpique o gergelim. Sirva.

 

0

Comentários

Nome:   Email:
 

Mensagem: