Através do blog, você poderá acompanhar dicas de gastronomia, receitas e obter informações nutricionais, para devagarinho mudar os seus conceitos em alimentação. Você verá que pequenas mudanças trarão um resultado incrível!  Curta as novidades e compartilhe do meu sonho de mostrar como conquistar a qualidade vida. Acredite!

Veja mais

DELÍCIA BRASILEIRA: PÉ DE MOLEQUE

Postado em 25/09/2014 às 10:09.

Hoje uma delícia da culinária brasileira: Pé de moleque. E porque este nome? Dizem que surgiu quando as baianas vendiam o doce de amendoim em tabuleiros, nas praças e que os meninos esperavam elas se distraírem para “pegar” o doce. Quando elas percebiam gritavam Pede Moleque, ou seja não roubem, peçam! E daí com o tempo virou pé de moleque.

Antes de mais nada, muito se fala sobre os perigos de consumir o amendoim. Mas como já falei uma vez, é uma injustiça com esta leguminosa (sim, não é oleaginosa). Na verdade, a confusão toda é por causa da aflatoxina, um fungo que pode causar doenças como o câncer. Mas é bom lembrar que esta toxina aparece quando ele é estocado em lugares úmidos e quentes depois da colheita. Então ao consumir amendoins, verifique se não têm partes enrugadas ou com bolor para evitar este problema. Mas já existe o Programa Pró-Amendoim, um selo, criado pela ABICAB, em março de 2001 para estimular a sua produção dentro dos padrões necessários de qualidade para evitar este problema. Assim, quando for comprar, veja se a embalagem tem este selo.

Além de ser boa fonte de proteína e vitaminas, suas gorduras podem ajudar a elevar o HDL, o colesterol “bom” e diminuir o LDL, “ruim”, Também é rico em amido resistente, com função muito parecida com as fibras. Mas é bem calórico. Cada 100g, tem em média 550 calorias. Portanto moderação come está delícia!

Para diminuir calorias, usei a proteína texturizada de soja e utilizei a metade da quantidade do açúcar. Normalmente, diabéticos bem controlados podem consumir a frutose, então neste caso pode substituir por ela, mas verifique com seu médico ou nutricionista.

Pé de moleque. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang
PÉ DE MOLEQUE
Rendimento: 12 unidades

Ingredientes
3/4 xícara (chá) de proteína texturizada de soja torrada (PTS),
3/4 xícara (chá) de amendoim torrado, sem casca e sem sal,
1 xícara (chá) de açúcar,
½ xícara (chá) de água,
2 colheres (café) de bicarbonato de sódio.

Preparo
Bata a proteína texturizada de soja com o amendoim ligeiramente no liquidificador. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo até derreter e começar a caramelizar. Adicione a água, mexa até desaparecer os grumos e misture o amendoim batido. . Retire do fogo e adicione o bicarbonato. Mexa novamente e coloque em uma assadeira untada, apertando bem. Deixe amornar e corte em pedaços.

0

Comentários

Nome:   Email:
 

Mensagem: