X

Receitas, Dicas e Comportamento

BARRINHAS DE CEREAIS

18 de setembro de 2014

Barrinha de granola. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

A idéia é suprir o lanche da manhã ou da tarde, completar uma refeição no escritório ou mesmo a necessidade de comer alguma coisa ao longo do dia. A vantagem desses alimentos é que além de promover saciedade, também é fácil de estocar ou levar na bolsa, tem baixo teor de umidade e não estraga fácil. Saiba algumas dicas na hora da compra.

Os cereais que normalmente entram em sua composição são o trigo, a aveia, o arroz, o milho e a cevada. Estes cereais são compactados com frutas secas, frutas oleaginosas como nozes, castanhas, amendoim e ainda podendo ser adicionados de mel, glicose ou outra fonte de açúcar ou de adoçante.

O que é importante lembrar é que você encontra a tradicional, a light e a diet. Isto é bem importante pois tem muitos diabéticos consumindo as opções light que tem algum tipo de açúcar, e outros que consomem as barrinhas como se fossem balas, pois acham que não engordam.

Outros ainda acham que todas são ricas em fibras, o que não é verdade. Se você está procurando saciedade escolha as que tem mais de 2g.

Muita gente acha que estas barras não tem gorduras. Podem chegar até à 5g, ficando com um total de 56% do total das calorias na forma de gorduras. Tudo bem que contém mais gorduras benéficas, mas procure as que contém até no máximo 3g de gorduras.

No caso das calorias, procure as que contém no máximo 100 calorias para não sobrecarregar a sua dieta.

Muitos evitam as barras que contém chocolate, mas veja que em número de calorias não aumentam tanto assim. Se você gosta deste alimento, aproveite para sentir o gostinho, sem exageros.

Agora, eu deixo uma receita super fácil de fazer em casa. Como o rendimento é bom, você pode congelar já embrulhada em filme plástico e usar quando você quiser. O ideal é estocar em um recipiente fechado para não ficar em contato com o ar no descongelamento, senão fica molhada.

Se quiser conferir a receita caseira de Granola, veja no meu blog no link  http://bit.ly/1weTKDe .

Barrinha de granola. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

BARRINHAS DE GRANOLA
Rendimento: 20 unidades com 100 calorias cada

Ingredientes
100 g de uvas passas brancas, sem sementes,
1 xícara (chá) de suco de maçã,
4 colheres (sopa) de margarina cremosa,
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo,
2 xícaras (chá) de granola sem açúcar,
2 colheres (chá) de fermento em pó.

Preparo
Ferva as uva-passas com o suco de maçã. Deixe amornar. Bata a margarina com o açúcar mascavo e junte o restante dos ingredientes. Coloque em uma forma pequena untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180ºC), por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e corte em formato de barrinhas. Se quiser, embrulhe em papel celofane.

Diabéticos: substitua o açúcar mascavo por 4 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário. E o suco de maçã deve ser sem açúcar. Fica com 80 calorias cada.