X

Receitas, Dicas e Comportamento

BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS

22 de novembro de 2013

Frozen iogurte. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

O termo probiótico significa “para a vida” e é conhecido há mais de 35 anos, mas foi em 1991 que passou a ser definido como alimentos suplementados com microorganismos vivos (lactobacilos, bifidobactérias) que produzem efeitos benéficos na flora intestinal do homem e outros animais, estando incluídos neste grupo o iogurte e os leites fermentados.

Os probióticos são utilizados na prevenção e tratamento de doenças, como por ex :
• Intolerância à Lactose – o iogurte e os leites fermentados são melhores tolerados que o leite pelas pessoas com este problema, pois contribuem para a melhor digestão desses.

• Diarreias: alguns estudos mostraram que podem diminuir a intensidade e a duração da diarréia, e principalmente em crianças. Também em doenças do intestino, ajudam a preservar a mucosa intestinal pelas suas propriedades anti-inflamatórias.

Colesterol– alguns estudos apresentam como resultado de utilização dos probióticos reduções significativas dos níveis de colesterol total pela diminuição do colesterol LDL, enquanto os níveis de colesterol HDL aumentam ligeiramente. Isto acontece pois há uma diminuição da absorção e do transporte do colesterol alimentar para o fígado.

Além desses, vários estudos estão correlacionando os probióticos com a redução da pressão arterial, nas alergias, reduzindo as reações de hipersensibilidade, melhora na digestão e até na provável redução do risco de câncer. Mas, apesar de ser tentadora a idéia de controlar doenças como estas através de uma dieta rica em probióticos , os estudos estão apenas começando para descobrir o que realmente eles podem fazer pela saúde e em qual extensão.

O importante é lembrar que principalmente o iogurte é um alimento que deve constar da alimentação, principalmente as crianças e que o seu consumo será benéfico para sua saúde em geral.

Portanto, que tal aprender a fazer um frozen iogurte para diminuir o calor? E ainda completar com calda de morango? É super fácil de fazer e o resultado, é uma delícia! Fiz com adoçante para ficar mais light, mas se quiser, tem a substituição com açúcar depois da receita.

Frozen iogurte. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

FROZEN IOGURTE
Rendimento: 12 porções com 100 calorias cada

Ingredientes
Frozen
4 potes de iogurte
1 xícara (chá) de creme de leite light
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó culinário
1/4 xícara (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de raspas de casca de limão
Calda
2 xícaras (chá) de morangos
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó culinário
1 colher(chá) de amido de milho
Folhinhas de hortelã para enfeitar

Preparo
Bata bem com um batedor de arame ou no liquidificador,  o iogurte, o creme de leite, o adoçante e o suco de limão. Misture as raspas de limão e coloque em uma forma plástica. Leve ao freezer por cerca de 4 horas para gelar.
Misture os ingredientes da calda, coloque em uma panela  e leve ao fogo até encorpar. Deixe esfriar.
Retire o frozen do freezer, desenforme e sirva com a calda.

Com açúcar: se preferir, substitua o adoçante do frozen por 1 xícara (chá) de açúcar e o da calda por 1/2 xícara. Neste caso, a porção fica com 190 calorias.