Receitas, Dicas e Comportamento
BOLO COM CHÁ VERDE
22 de maio de 2014
O chá verde está na moda e muito se tem falado sobre suas propriedades terapêuticas e na prevenção de doenças. Apesar de ainda precisar de estudos, o mundo científico já aceita o chá verde como um alimento funcional, ou seja, que possuem substâncias chamadas de fitoquímicos que fazem bem à saúde e previnem as doenças.
Além de óleos voláteis e minerais, o chá contém as catequinas, que funcionam como antioxidantes, e que em alguns casos pode ter efeitos 5 vezes maiores que as vitaminas C e E. Mas tem diferença tomar o chá preto ou o verde? Apesar de uma quantidade similar de flavonoides, o chá verde contém mais catequinas.
Funções atribuídas ao chá verde e às catequinas: pode ajudar a prevenir o câncer, fortificando o sistema imune, o aumento do colesterol, da pressão arterial e até o envelhecimento precoce.
Em 2000 também foi feita uma pesquisa pela Sociedade Americana de Ciências da Alimentação para verificar se o chá verde tinha alguma influência no emagrecimento e o resultado é que as substâncias antioxidantes, os polifenóis e a cafeina que estão presentes no chá podem aumentar o gasto energético e a oxidação das gorduras. Mas não é para consumir o chá verde em excesso. Fique com no máximo 2 xícaras por dia.
Em relação ao seu preparo, o único problema é que por concentrar muitas substâncias antioxidantes é uma bebida mais amarga. Para evitar isto não se deve ferver o chá, deve ser preparado sempre abaixo dos 90º. No Japão, eles fazem assim: coloca-se as folhas do chá em uma chaleira e despeja-se a água fervente por cima. Deixa-se uns 3 minutos e depois é servida. As folhas devem estar bem verdes pois se estiverem amarronzadas, é sinal que já estão velhas.
Dicas para consumir o chá verde:
• Na água fervente que vai ser adicionada às folhas coloque especiarias como cravo, canela, aniz-estrelado, etc
• Sirva com tirinhas de casca de laranja ou limão que foram fervidas anteriormente
• Depois de pronto adicione um pouco de suco de frutas como laranja, pêssego ou abacaxi
• Faça um ponche gelado com ele. Prepare o chá normalmente. Para cada litro de chá pronto adicione 1 xícara (chá) de frutas frescas bem picadas, 2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada e mel à gosto. Deixe pelo menos 4 horas para ficar mais saboroso.
E um bolo para o lanche da tarde é muito bom e enriquecido com o chá verde, fica melhor ainda. O bolo simples sem cobertura acompanhado de chá pode ser consumido mesmo com restrição de calorias. Para ficar mais light, fiz com adoçante dietético, mas deixo a versão com açúcar no final.
BOLO FORMIGUEIRO DE CHÁ VERDE E MAÇÃ
Rendimento: 16 porções com 115 calorias cada
Ingredientes
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de folhas de chá verde
100 g de margarina cremosa sem sal
3 ovos
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó culinário
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 maçãs verdes com casca raladas
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de chocolate granulado dietético
Preparo
Coloque a água para ferver, adicione as folhas de chá verde, desligue, tampe e deixe esfriar. Coe e reserve.
Bata a margarina, as gemas e o adoçante na batedeira. Alterne a farinha de trigo com o chá obtido, retire e adicione a maçã ralada, as claras em neve, o fermento em pó e o chocolate granulado. Coloque em uma forma de bolo, com furo central, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos. Espere amornar e desenforme. Sirva no lanche da tarde.
Com açúcar: substitua o adoçante da massa por 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar e o chocolate granulado pelo tradicional. Neste caso, o número de calorias fica 180 por porção.